Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51984
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CASTRO, José Flávio de Lima | - |
dc.contributor.author | TRINDADE, Adla Maria Xavier Bulcão Trindade | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-21T16:19:50Z | - |
dc.date.available | 2023-08-21T16:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-19 | - |
dc.identifier.citation | TRINDADE, Adla Maria Xavier Bulcão. Percepção de puérperas que participaram da intervenção virtual “O poder de parir” acerca do empoderamento para o trabalho de parto e nascimento. 2023. 42 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51984 | - |
dc.description.abstract | Objetivo: compreender a percepção de puérperas que participaram da intervenção virtual “O poder de parir” acerca do conhecimento e empoderamento para o trabalho de parto e nascimento. Métodos: estudo descritivo, transversal, qualitativo, realizado nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brasil. A amostra foi composta por puérperas que participaram de cinco rodas de conversas virtuais do grupo “O poder de parir” e pelo envio de 11 vídeos educativos pelo Whatsapp. As atividades tinham conteúdos sobre empoderamento e conhecimento sobre o trabalho de parto e nascimento. A entrevista final sobre os resultados da intervenção foi realizada de forma presencial. A análise dos dados contou com o auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEC), a partir da análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: Foram analisados os dados de seis gestantes. A partir da análise de dados emergiram três grupos de classes: relato de trabalho de parto e a relação com a dor das contrações; Limites e Aprendizados adquiridos nas rodas de gestantes virtuais para o empoderamento do trabalho de parto e nascimento; Importância da preparação para o trabalho de parto e nascimento. Os grupos trouxeram as experiências positivas com o ganho de conhecimento e o empoderamento para o trabalho de parto e nascimento. Considerações Finais: as participantes da roda de conversa virtual relataram percepções favoráveis com a intervenção “O Poder de Parir” quanto ao conhecimento e empoderamento no trabalho de parto e nascimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 42p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cuidado pré-natal | pt_BR |
dc.subject | Empoderamento | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de parto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa qualitativa | pt_BR |
dc.title | Percepção de puérperas que participaram da intervenção virtual “O poder de parir” acerca do empoderamento para o trabalho de parto e nascimento | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, Isabella Joyce Silva de Almeida | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1344572340387052 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0821971269131031 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Objective: to understand the perception of puerperal women who participated in the virtual intervention "The power to give birth" about knowledge and empowerment for labor and birth. Methods: this is a descriptive, cross-sectional, qualitative study conducted in the Family Health Strategies (FHS) of Vitória de Santo Antão, Pernambuco, Brazil. The sample consisted of puerperal women who participated in five virtual conversation circles of the group "The power of giving birth" and in the sending of 11 educational videos by Whatsapp. The activities had content on empowerment and knowledge about labor and birth. The final interview on the results of the intervention was conducted in person. Data analysis was performed using the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEC), based on the Descending Hierarchical Classification analysis. Results: Data from six pregnant women were analyzed. From the data analysis, three groups of classes emerged: report of labor and the relationship with the pain of contractions; Limits and Learning acquired in the virtual pregnant women's circles for the empowerment of labor and birth; Importance of preparation for labor and birth. The groups brought positive experiences with knowledge gain and empowerment for labor and birth. Final Considerations: The participants of the virtual conversation circle reported favorable perceptions with the intervention "The Power to Give Birth" regarding knowledge and empowerment in labor and birth. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9456120828208810 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6678-2119 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Adla Maria Xavier Bulcão Trindade.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons