Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51957

Comparte esta pagina

Título : Caracterização fitoquímica e atividades biológicas do óleo essencial de Piper aduncum L.
Autor : SANTOS, Kalline Lucia Menezes dos
Palabras clave : antioxidante; Piper sp.; plantas medicinais; atividade citotóxica
Fecha de publicación : 21-oct-2022
Citación : SANTOS, Kalline Lucia Menezes dos. Caracterização fitoquímica e atividades biológicas do óleo essencial de Piper Aduncum L. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O estudo de produtos derivados de plantas contribui amplamente para o desenvolvimento e síntese de possíveis novas drogas, bem como, a identificação de moléculas bioativas que podem ser introduzidas mundialmente em formulações farmacológicas. O gênero Piper distribuído no território brasileiro, compreende um grande grupo taxonômico, levando em consideração suas numerosas espécies, bem como seus constituintes fitoquímicos, sendo a espécie Piper aduncum, conhecida populrmente como pimenta-de-macaco, utilizada na medicina popular para o tratamento de infecções, diabetes, pressão alta, dor de garganta, dentre outras patologias. Por tanto o presente trabalho teve por objetivo a caracterização fitoquímica e avaliação das atividades antioxidantes e citotóxicas do óleo essencial de Piper aduncum. O óleo essencial foi obtido através das folhas de Piper aduncum em aparelho tipo Clevenger e caracterizado fitoquimicamente a partir de Cromatógrafo Gasoso Acoplado a Espectômetro de Massas (CG-MS). A atividade antioxidante foi analisada através do sequestro dos radicais 2,2-difenil1-picrilhidrazil (DPPH) e 2,2'-azino-bis (3- etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico) – (ABTS+ ) e teste de atividade antioxidante total (AAT) através da redução do complexo fosfomolibdênio. Para análise da viabilidade celular foi utilizado o método colorimétrico com brometo de 3-(4,5-dimetiltiazol-2-il)-2,5- difeniltetrazólio) (MTT), utilizando as linhagens celulares HT-29 (adenocarcinoma colorretal humano), MCF-7 (câncer de mama humano), HeLa (adenocarcinoma de cérvix humana), Vero (células epiteliais de rim de macaco) e L929 (fibroblasto murino). O óleo essencial também foi analisado frente a células mononucleares de sangue periférico humano. Os resultados indicaram a presença de três compostos principais, dilapiol (58,58%), (E)-cariofileno (7,30%), biciclogermacreno (3,95%). A atividade antioxidante total (AAT) foi considerada o método mais eficaz, com CE50 de 114,80 µg/mL. No que se refere a investigação citotóxica, o óleo essencial apresentou atividade citotóxica para as linhagens HeLa e HT-29, com CI50 de 3,56 e 9,06 µg/mL, respectivamente. Frente ao resultado de PBMC, o óleo essencial de P. aduncum não apresentou citotoxicidade. De acordo com os resultados obtidos, conclui-se que a espécie P. aduncum apresenta perfil citotóxico promissor, objetivando novos estudos nesta área.
Descripción : Representação em formato PDF de apresentação de conclusão de curso realizada no departamento de ciências farmacêuticas
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51957
Aparece en las colecciones: (TCC) - Farmácia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kalline Lúcia Menezes dos Santos_organized (1).pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons