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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51935

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARTINS, Marcelo Machado-
dc.contributor.authorGALVÃO, Elizeu Emerson Silva-
dc.date.accessioned2023-08-17T12:05:27Z-
dc.date.available2023-08-17T12:05:27Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.date.submitted2023-08-15-
dc.identifier.citationGALVÃO, Elizeu Emerson Silva. Stargender: de Ziggy à superfície. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51935-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como finalidade a criação de uma coleção de estampas têxteis direcionadas para o público-alvo consumidor genderless, inspirada nos conceitos que constituíram o personagem Ziggy Stardust, performado pelo artista David Bowie nos anos 1972 e 1973, tomando os elementos que compunham a sua caracterização, como maquiagens, cabelos, figurinos e acessórios, como referências visuais para o desenvolvimento das estampas. Para dar cabo a este conteúdo, foi necessário analisar o visual do personagem e seu contexto performático, e isso foi realizado por meio da aplicação dos conceitos da semiótica peirceana. Assim, o trabalho é dividido em sete partes: A primeira introduz todo o Trabalho de Conclusão de Curso; a segunda contempla a fundamentação teórica sobre o contexto cultural, social e midiático em que o personagem estava inserido; a história e obra de Ziggy; o figurino como elemento de composição e comunicação de personagens; os fundamentos da semiótica peirceana através de alguns dos seus principais teóricos; os fundamentos do Design de Superfície, estamparia têxtil e técnicas projetivas; encerrando a abordagem teórica com a temática de linguagem, composição visual e fundamentos do Design. Na terceira parte, são explanados os procedimentos metodológicos relacionados à análise visual de imagens e ao desenvolvimento criativo em Design de Superfície. Na quarta parte, são apresentados os materiais imagéticos de duas maquiagens, um cabelo e dez figurinos que foram analisados e utilizados como referências visuais. Na quinta parte, são apresentadas as adaptações e aplicações das metodologias. Na sexta parte, apresentamos os resultados das análises que desenvolvemos a partir da metodologia do DNA da Imagem de Moda, que utilizamos como instrumento analítico, e o relatório projetual contendo todo o desenvolvimento da coleção que parte de uma abordagem criativa em Design de Superfície. Por fim, na última parte, concluí-se o trabalho apresentando as seis estampas e todo o material desenvolvido para a coleção intitulada de STARGENDER.pt_BR
dc.format.extent169p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectStardust, Ziggy (personagem fictício)pt_BR
dc.subjectTecidos - Estampapt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.titleStargender: de Ziggy à superfície.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9084914012461108pt_BR
dc.description.abstractxThe present work has as purpose the making of a collection of textile prints aimed to the genderless consumer target audience, inspired in the concepts that composed the character Ziggy Stardust, performed by the artist David Bowie in the years 1972 and 1973, taking the elements that composed his characterization, as make-up, hair, costume and accessories, as visual reference to the development of prints. In order to finish this content, it was necessary to analyze the visual of the character and his performatic context, and this was accomplished through the application of the concepts of the Peircean semiotics. Thus, the work is divided into seven parts: the first one introduces all the Final Course Assignment; the second contemplates the theorical foundation about the cultural, social and mediatic context in which the character was inserted; the history and work of Ziggy; the costume as an element of composition and communication of characters; the foundations of Peircean semiotics through some of its main theorists; the fundamentals of the Surface Design, textile print and projective techniques; closing the theorical approach with the theme of language, visual composition and fundamentals of Design. In the third part, the methodological procedures related to the visual analysis of images and to the creative development in Surface Design are explained. In the fourth part, are presented the imaging materials of two make-ups, one hair and ten costumes that were analyzed and used as visual references are presented. In the fifth parth, the adaptations and applications of the methodologies. In the sixth part, we present the results of the analyzes that we developed through the methodology of the Fashion Image DNA, which we used as na analytical instrument, and the project report containing all the development of the collection that comes from na creative approach in Surface Design. Finally, in the last part, the work is concluded presenting the six prints and all the material developed to the collection entitled STARGENDER.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrialpt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

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