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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51911
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Cristina de Oliveira | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, Myrelle Dayane Félix | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-16T15:54:00Z | - |
dc.date.available | 2023-08-16T15:54:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2023-08-16 | - |
dc.identifier.citation | . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51911 | - |
dc.description.abstract | Objetivos: Evidenciar os impactos presentes na literatura das ações educativas para a abordagem da obesidade gestacional. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na base de dados SciELO, Lilacs e PUBMED. Foram incluídos artigos científicos disponíveis na íntegra gratuito e textos completos em português, publicados entre os anos de 2015 e 2021. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma análise descritiva, possibilitando o agrupamento dos dados segundo ano de publicação, periódico, autores e resultados. Resultado: Nesta pesquisa, foram encontrados um total de 14 estudos, destes, após a aplicação dos critérios de inclusão estabelecidos previamente, selecionou-se 6 artigos. Os estudos analisados evidenciaram a necessidade e efetividade de estratégias de estímulo às práticas de vida saudáveis através de ações educativas em saúde afim de prevenir a obesidade gestacional. Dentre as principais estratégias para a abordagem da obesidade na gestação, destacaram-se: vídeo interativo, orientação nutricional, utilização de brochuras, rodas de conversa e ações/oficinas educativas. As dificuldades e os desafios encontrados foram associados ao estilo de vida, déficit de autocuidado e ao mal acompanhamento no pré-natal. Conclusões: Os artigos analisados nesta revisão integrativa mostraram que as combinações de estratégias de intervenção educacional obtiveram um efeito positivo nas mudanças sobre os comportamentos alimentares na gestação, bem como a associação com práticas de atividades físicas, contudo a escassez de trabalhos sinalizou uma lacuna na utilização de estratégias para educação nutricional na abordagem da obesidade gestacional. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Obesidade materna | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Nutrição pré-natal | pt_BR |
dc.title | Ações educativas para a abordagem da obesidade no período gestacional: estratégias e desafios | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, José Jairo Teixeira da | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792901U2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Objectives: To demonstrate the impacts present in the literature of educational actions to address gestational obesity. Methods: This is an integrative literature review, carried out in the SciELO, Lilacs and PUBMED databases. Scientific articles available in full free and full texts in Portuguese, published between the years of 2015 and 2020, will be included. After the selection of articles, a descriptive analysis will be performed, allowing the grouping of data according to year of publication, journal, authors and results. Results: In this research, a total of 14 studies were found, of which, after applying the previously established inclusion criteria, 6 articles were selected. The studies analyzed evidenced the need and effectiveness of strategies to encourage healthy living practices through health education actions in order to prevent gestational obesity. Among the main strategies to address obesity during pregnancy, the following stand out: interactive video, nutritional guidance, use of brochures, conversation circles and educational workshop actions. The difficulties and challenges encountered were associated with lifestyle, self-care deficit and poor prenatal care. Conclusions: the articles analyzed in this integrative review showed that the combinations of educational intervention strategies had a positive effect on changes in eating behaviors during pregnancy, as well as the association with physical activity practices, however the scarcity of works signaled a gap in the use of strategies for nutrition education in addressing gestational obesity. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Enfermagem |
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Ferreira, Myrelle Dayane Félix (1).pdf | 467,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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