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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51897

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVERAS, Juliana Lourenço de Araújo-
dc.contributor.authorBATISTA, Bruna Luísa dos Santos-
dc.date.accessioned2023-08-16T14:12:46Z-
dc.date.available2023-08-16T14:12:46Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.date.submitted2023-08-16-
dc.identifier.citation.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51897-
dc.description.abstractO comportamento suicida em adolescentes é considerado um fenômeno multifacetado e de múltiplas determinações, onde a compreensão dos fatores de risco constitui um grande desafio. Esse trabalho tem como objetivo verificar o risco de suicídio em adolescentes escolares com sintomas depressivos. Trata-se de um estudo transversal, realizado com estudantes matriculados em 2 escolas públicas do interior de Pernambuco. A coleta de dados ocorreu via remota através do autopreenchimento de 3 instrumentos: 1) Questionário de caracterização sociobiodemográfico; 2) Inventário de Depressão Infantil (Children's Depression Inventory) – CDI, para identificar sintomas depressivos e o 3) International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I. - versão brasileira 5.0.0) – Módulo C - Risco de Suicídio, utilizado para avaliação do risco e do grau de risco de suicídio Os dados foram analisados por meio de frequências e testes de associação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Participaram 51 adolescentes com idade entre 13 a 17 anos, sendo a maioria do sexo feminino (86,3%); com religião (70,6%), pardas (47,1%), com irmãos (90,2%) e pertencentes às classes econômicas D e E (41,2 %). 60,8% dos adolescentes apresentaram quadro compatível com sintomas depressivos e 78,4% tinham risco de suicídio; desses, 41,2% tinham alto risco. Destaca-se que os estudantes com sintomas depressivos apresentaram maior percentual de risco de suicídio (90,3%) do que os sem sintomas depressivos (60,0%). Percebeu-se a necessidade de programas de prevenção ao suicídio na ambiência escolar, com o envolvimento da família e do sistema público de saúde como redes de apoio.pt_BR
dc.format.extent52 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectsaúde do adolescentept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectSuicídiopt_BR
dc.subjectTranstorno depressivopt_BR
dc.titleRisco de suicídio em adolescentes escolares com sintomas depressivospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7248194473123858pt_BR
dc.description.abstractxSuicidal behavior in adolescents is considered a multifaceted phenomenon with multiple determinations, where understanding the risk factors is a great challenge. This work aims to verify the risk of suicide in school adolescents with depressive symptoms. This is a cross-sectional study, carried out with students enrolled in two public schools in the interior of Pernambuco. Data collection occurred by remote means through selfcompletion of 3 instruments: 1) Questionnaire of sociobiodemographic characterization; 2) Children's Depression Inventory (CDI), to identify depressive symptoms and 3) International Neuropsychiatric Interview (M.I.N.I. - Brazilian version 5.0.0) - Module C - Suicide Risk, used to evaluate the risk and degree of suicide risk. The study was approved by the Research Ethics Committee. Fifty-one adolescents with ages between 13 and 17 years participated, being the majority female (86.3%); with religion (70.6%), brown (47.1%), with siblings (90.2%) and belonging to the economic classes D and E (41.2%). 60.8% of the adolescents presented a picture compatible with depressive symptoms and 78.4% had suicide risk; of these, 41.2% had high risk. It is noteworthy that students with depressive symptoms presented a higher percentage of suicide risk (90.3%) than those without depressive symptoms (60.0%). We perceived the need for suicide prevention programs in the school environment, with the involvement of the family and the public health system as support networks.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Enfermagempt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagempt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Enfermagempt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Enfermagem

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