Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51818
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Raíra Costa Maia de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Giovanna Nascimento da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T14:47:15Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T14:47:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-09 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Giovanna. O ritmo da ciranda na sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51818 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de literatura, a partir das discussões sobre os conceitos de identidade, cultura e multiculturalismo, do ponto de vista de Hall (2006) e (2003), somado à proposta de literatura multicultural, de Naiditch (2009), e Cevasco (2009), sobre os estudos culturais. A partir do recorte das canções “Eu sou Lia”, “Minha Ciranda” e “Preta Cirandeira”, será possível levantar considerações referentes ao ensino da literatura popular nas salas de aula, elucubrando o ritmo da ciranda e a sua influência na cultura pernambucana, com base em Oliveira (2007). Em síntese, é imprescindível visualizar a canção e a sua relação com os elementos culturais e de representatividade da cultura popular. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
dc.subject | Literatura popular | pt_BR |
dc.subject | Ensino de literatura | pt_BR |
dc.subject | Ciranda | pt_BR |
dc.title | O rítmo da ciranda na sala de aula | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1061898454013336 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1209538703147242 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to reflect on the teaching of literature, based on discussions about the concepts of identity, culture and multiculturalism, from the point of view of Hall (2006) and (2003), added to the proposal of multicultural literature, by Naiditch (2009), and Cevasco (2009), about cultural studies. Based on the songs "Eu sou Lia", "Minha Ciranda" and "Preta Cirandeira", it will be possible to raise considerations regarding the teaching of popular literature in the classroom, elucidating the ciranda rhythm and its influence on Pernambuco culture, based on Oliveira (2007). In summary, it is essential to visualize the song and its relationship with the cultural elements and the representativeness of popular culture. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Giovanna Nascimento da Silva.pdf | 204,02 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons