Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51818

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorSILVA, Giovanna Nascimento da-
dc.date.accessioned2023-08-09T14:47:15Z-
dc.date.available2023-08-09T14:47:15Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-06-09-
dc.identifier.citationSILVA, Giovanna. O ritmo da ciranda na sala de aula. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras-Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51818-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino de literatura, a partir das discussões sobre os conceitos de identidade, cultura e multiculturalismo, do ponto de vista de Hall (2006) e (2003), somado à proposta de literatura multicultural, de Naiditch (2009), e Cevasco (2009), sobre os estudos culturais. A partir do recorte das canções “Eu sou Lia”, “Minha Ciranda” e “Preta Cirandeira”, será possível levantar considerações referentes ao ensino da literatura popular nas salas de aula, elucubrando o ritmo da ciranda e a sua influência na cultura pernambucana, com base em Oliveira (2007). Em síntese, é imprescindível visualizar a canção e a sua relação com os elementos culturais e de representatividade da cultura popular.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura popularpt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectCirandapt_BR
dc.titleO rítmo da ciranda na sala de aulapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1061898454013336pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to reflect on the teaching of literature, based on discussions about the concepts of identity, culture and multiculturalism, from the point of view of Hall (2006) and (2003), added to the proposal of multicultural literature, by Naiditch (2009), and Cevasco (2009), about cultural studies. Based on the songs "Eu sou Lia", "Minha Ciranda" and "Preta Cirandeira", it will be possible to raise considerations regarding the teaching of popular literature in the classroom, elucidating the ciranda rhythm and its influence on Pernambuco culture, based on Oliveira (2007). In summary, it is essential to visualize the song and its relationship with the cultural elements and the representativeness of popular culture.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Giovanna Nascimento da Silva.pdf204,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons