Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51660

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorCARMO, Mailson José do-
dc.date.accessioned2023-07-27T13:50:52Z-
dc.date.available2023-07-27T13:50:52Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationCARMO, Mailson José do. Cultura de aprender e cultura de ensinar línguas: crenças de professores sobre a presença das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola pública. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51660-
dc.description.abstractNas duas últimas décadas, os questionamentos e reflexões que emergiram tendo a sala de aula como pano de fundo, sobretudo, as indagações a respeito das abordagens e das metodologias de ensino de Línguas Estrangeiras (LE), em especial a língua inglesa (LI), têm contribuído para o fortalecimento de pesquisas em Linguística Aplicada (LA). Nessa esteira, os estudos de crenças de professores têm emergido como possíveis respostas às perguntas que vêm surgindo, principalmente, no que tange ao ensino e aprendizagem de LI mediado por metodologias consideradas como inovadoras pelo discurso corrente. Desse modo, o presente estudo, realizado em duas escolas públicas do Estado de Pernambuco, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, tem como objetivo: investigar as crenças de professores de LI a respeito da presença das Metodologias Ativas de ensino no processo de aquisição de LI em nível médio das escolas públicas. Fundamentamo-nos à luz dos conceitos de Cultura de Aprender línguas e Cultura de Ensinar línguas com Erickson (1986, 1987); Feiman-Nemser e Floden (1986); Almeida Filho (1993); Barcelos (1995, 1999); Reynaldi, (1998, 1999); de crenças de professores em Pajares (1992); Barcelos (1995, 2001, 2006, 2007) e de Aprendizagem ativa e das Metodologia Ativas de ensino (MAE) em Bonwell e Eison (1991); Kane (2004); Wandberg e Rohner (2009); Berbel (2011); Borges e Alencar (2014); Valente; De Almeida e Geraldini, (2018. Os sujeitos- participantes da pesquisa são dois professores LI de duas escolas (A e B) de ensino médio regular. Adoto uma abordagem qualitativa-interpretativista de caráter descritivo para a coleta/geração e análise dos dados, em que, na primeira etapa, os participantes tiveram suas aulas observadas e, em segunda fase, elx e ela participaram de uma entrevista individual semiestruturada. Portanto, o presente estudo conclui que as crenças apresentadas pelus professores-participantes estão em divergência, incongruência e disparidade com relação às suas práticas de ensino e aprendizagem performadas por elus no transcorrer das observações. Ainda, o estudo aponta que as possíveis motivações para a ocorrência do presente fenômeno sejam: i) experiências de ensino malsucedidas com alunes; ii) intervenções político- educacionais nos objetivos de ensino de LI e iii) a tentativa de proteção da imagem profissional atravessada pela influência cultural contida discurso sobre o ensino e aprendizagem de LI.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectCrença de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectMetodologia ativa de ensinopt_BR
dc.titleCultura de aprender e cultura de ensinar línguas : crenças de professores sobre a presença das metodologias ativas no ensino e aprendizagem de língua inglesa na escola públicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5217661747143622pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5560834728346049pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn the last two decades, the questions and reflections that emerged with the classroom as a background, especially, the questions about the approaches and methodologies of foreign language teaching (FLT), especially the English language (EL), have been contributing to the strengthening of research in Applied Linguistics (AL). In this regard, studies of teachers’ beliefs have emerged as possible answers to the questions that have been raised, especially regarding the teaching and learning of EL mediated by methodologies considered as new by current discourse. Thus, the present study, conducted in two public schools in the State of Pernambuco, in the city of Jaboatão dos Guararapes, aims to investigate the beliefs of EL teachers regarding the presence of Active Teaching Methodologies in the process of EL acquisition at high school level of public schools. We are based on the concepts of Culture of Learning (languages) and Culture of Teaching (languages) with Erickson, 1986, 1987; Feiman-Nemser and Floden, 1986; Almeida Filho, 1993; Barcelos, 1995, 1999; Reynaldi, 1998, 1999); of teachers beliefs in Pajares, 1992; Barcelos, 1995, 2001, 2006, 2007) and active learning and active teaching methodology in Bonwell and Eison, 1991; Kane, 2004; Wandberg and Rohner, 2009); Berbel, 2011; Borges and Alencar, 2014; Valente; De Almeida and Geraldini, 2018. The research subjects are two EL teachers from two high schools (A and B). We adopted a qualitative- interpretative approach of descriptive character for data collection/generation and analysis, which, in the first stage, the participants had their classes observed and, in the second phase, he/she participated in a semi-structured individual interview. Therefore, the present study concludes that the beliefs presented by the participant-teachers are in divergence, incongruity, and disparity in relation to their teaching and learning practices performed by them in the course of the observations. Still, the study points out that the possible motivations for the occurrence of this phenomenon are: i) unsuccessful teaching experiences with students; ii) political- educational interventions in the objectives of teaching LI and iii) the attempt to protect the professional image crossed by the cultural influence contained in the discourse on teaching and learning LI.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mailson José do Carmo.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons