Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51525
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Sandra de Souza | - |
dc.contributor.author | GADELHA, David Rai da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-19T19:15:40Z | - |
dc.date.available | 2023-07-19T19:15:40Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-15 | - |
dc.date.submitted | 2023-07-09 | - |
dc.identifier.citation | GADELHA, David Rai da Silva. Materiais didáticos dinâmicos digitais: uma proposta instrumental para o ensino-aprendizagem de Figuras Geométricas Planas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Expressão Gráfica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51525 | - |
dc.description.abstract | A Geometria é um campo de estudo indispensável desde os anos iniciais da educação básica, diante do papel fundamental que esta assume na formação do ser humano. Entretanto, estudos e pesquisas apontam para uma defasagem no seu ensino-aprendizagem frente as problemáticas e dificuldades encontradas na condução destes processos. Os materiais didáticos assumem uma função fundamental para o contexto educacional. É um dos meios mais utilizados pelo educador na condução das suas práticas pedagógicas, por se apresentar como um agente facilitador. Porém, compreendendo que o estudo da geometria possui um forte apelo visual e que os alunos possuem dificuldades de compreender conceitos abstratos e aplicações que envolvem o seu estudo, os recursos tradicionais difundidos em sala de aula se tornam limitantes e não conseguem apresentá-la de forma eficiente e completa. Com o advento das tecnologias digitais de informação e comunicação, surgiram os softwares de geometria dinâmica, que sendo acessível por meio de diferentes suportes tecnológicos, podem ser compreendidos como ambientes de geometria dinâmica. Estes se apresentam como eficientes ferramentas que permitem uma abordagem eficaz da Geometria. Compreendendo o papel importante que os materiais didáticos possuem para o contexto educacional e as possibilidades advindas de um ambiente de geometria dinâmica, esta pesquisa se propôs a conjecturar as possibilidades e potencialidades da criação e utilização de materiais didáticos dinâmicos digitais por meio do GeoGebra, com o intuito de apresentar caminhos para o ensino-aprendizagem da geometria, realizando um recorte com o estudo de Figuras Geométricas Planas para os anos finais do Ensino Fundamental. Para isso, nos apropriamos dos fundamentos teóricos da Abordagem Instrumental, a fim de compreender os processos que propiciam a obtenção de instrumentos por meio destes materiais dinâmicos. Apontamos que os materiais didáticos concebidos por meio do dinamismo digital se apresentam como instrumentos que o educador pode dispor, sendo capazes de contribuir na condução de suas práticas pedagógicas, por propiciarem uma abordagem do estudo da Geometria de forma dinâmica, atrativa e experimental-reflexiva. | pt_BR |
dc.format.extent | 125 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Geometria Dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Abordagem Instrumental | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Figuras Geométricas Planas | pt_BR |
dc.subject | GeoGebra | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Materiais didáticos dinâmicos digitais: uma proposta instrumental para o ensino-aprendizagem de Figuras Geométricas Planas | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Elizabeth Cristina Rosendo Tomé da | - |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6013090408879458 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9000872895857358 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Geometry is an indispensable field of study since the early years of basic education, given the fundamental role it assumes in the formation of the human being. However, studies and research point to a gap in their teaching-learning in view of the problems and difficulties encountered in conducting these processes. Didactic materials play a fundamental role in the educational context. It is one of the most used means by educators in conducting their pedagogical practices, as it presents itself as a facilitating agent. However, understanding that the study of Geometry has a strong visual appeal and that students have difficulties in understanding abstract concepts and applications that involve their study, the traditional resources disseminated in the classroom become limiting and cannot present it in a clear way efficient and complete. With the advent of digital information and communication technologies, dynamic geometry software emerged, which, being accessible through different technological supports, can be understood as dynamic geometry environments. These are presented as efficient tools that allow an efficient approach to geometry. Understanding the important role that didactic materials have in the educational context and the possibilities arising from a dynamic geometry environment, this research proposed to conjecture the possibilities and potentialities of creating and using digital dynamic didactic materials through GeoGebra, with the aim of in order to present paths for the teaching-learning of Geometry, making a cut with the study of Flat Geometric Figures for the final years of elementary school. For this, we appropriated the theoretical foundations of the Instrumental Approach, in order to understand the processes that propitiate the obtaining of instruments through these dynamic materials. We point out that the didactic materials conceived through digital dynamism are presented as instruments that the educator can dispose of, being able to contribute in the conduction of their pedagogical practices, by providing an approach to the study of Geometry in a dynamic, attractive and experimental-reflective way. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DEG) - Departamento de Expressão Gráfica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Expressão Gráfica – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3457017190178025 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9586-9870 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Expressão Gráfica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC David Rai da Silva Gadelha.pdf | 4,47 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons