Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51460

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Raíra Costa Maia de-
dc.contributor.authorXAVIER, Anderson Rafael de Araújo-
dc.date.accessioned2023-07-11T19:50:05Z-
dc.date.available2023-07-11T19:50:05Z-
dc.date.issued2023-05-12-
dc.date.submitted2023-07-04-
dc.identifier.citationXAVIER, Anderson Rafael de Araújo. Literaturas marginais periféricas dentro da aula de literatura: perspectivas, abordagens e caminhos. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51460-
dc.description.abstractEmbora seja algo prescrito pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a presença das literaturas que habitam as margens do eixo canônico ainda é algo raro de se presenciar na sala de aula. A aula de literatura, por vezes, ainda se encontra engessada e presa unicamente nas raízes históricas da literatura canônica, sem observar a sua dinâmica viva e atual. O presente trabalho pretende atualizar essa discussão ao ressaltar a importância da presença de literaturas marginais, pretas, periféricas dentro da aula de literatura, observando a sua potência poética e reflexiva, assim como sua força motriz capaz de destruir estigmas sobre este meio social, a fim de que estes lugares possam ser vistos com criticidade, afeto e resistência. Amparado pelos estudos de Spivak (1942), Heloísa Buarque de Hollanda (1984), Antonio Cândido (2004) e na observância de vozes dessa literatura como Férrez (2002;2005) e André Medulla (2019), pretende-se a abertura de caminhos e encruzilhadas de possibilidades de abordagens desses textos em sala de aula, pensando no processo de humanização de seus autores, da sua literatura e os públicos as quais ela se destina.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLiteratura marginalpt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectLiteratura periféricapt_BR
dc.titleLiteraturas marginais periféricas dentro da aula de literatura: perspectivas, abordagens e caminhospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1209538703147242pt_BR
dc.description.abstractxAlthough it is something prescribed by the National Common Curricular Base (BNCC), the presence of literatures that inhabit the margins of the canonical axis is still something rare to witness in the classroom. The literature class, sometimes, is still plastered and trapped solely in the historical roots of canonical literature, without observing its living and current dynamics. The present work intends to update this discussion by emphasizing the importance of the presence of marginal, black, peripheral literature within the literature class, observing its poetic and reflective power, as well as its driving force capable of destroying stigmas about this social environment, aiming to these places can be seen with criticality, affection and resistance. Supported by the studies of Spivak (1942), Heloísa Buarque de Hollanda (1984), Antonio Cândido (2004) and the observance of voices from this literature such as Férrez (2002;2005) and André Medulla (2019), it is intended to open paths and crossroads of possibilities for approaches of these texts in the classroom, thinking about the process of humanization of its authors, its literature and the audiences it is intended for.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Anderson Rafael de Araújo Xavier.pdf530,62 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons