Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51400

Compartilhe esta página

Título: Validação de um instrumento de identificação dos determinantes das respostas afetivas em crianças nas aulas de educação física escolar
Autor(es): BARBOSA, Maria Amanda de Araújo
Palavras-chave: Determinantes; Validação; Educação física; Crianças; Respostas afetivas
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARBOSA, Maria Amanda de Araújo. Validação de um instrumento de identificação dos determinantes das respostas afetivas em crianças nas aulas de educação física escolar. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O objetivo desse estudo foi desenvolver um instrumento para identificar os determinantes que resultam sentimentos emocionais positivos e negativos em crianças nas aulas de educação física escolar. Participaram crianças com idade entre 8 a 12 anos (n = 320) e júri de especialistas (n = 6) composto por mestres e doutores. O estudo foi composto por três fases. Na fase 1, foi realizada a concepção do instrumento através de uma revisão da literatura, identificação da lacuna, identificação dos determinantes, consulta ao público-alvo através de um questionário semiestruturado e elaboração dos itens. Na fase 2, foi realizada a validação de conteúdo com o júri de especialistas avaliando a compreensão, relevância e abrangência do instrumento. Na fase 3, aconteceu o processo de validação de construto com o público-alvo respondendo de fato o instrumento. Os resultados indicam que a Escala de Identificação dos Determinantes Afetivos (EIDA) possui bons índices de validade de conteúdo e construto. Portanto, o EIDA é válido para identificar os determinantes positivos e negativos em crianças. Assim como, um instrumento oportuno para elaboração de um planejamento pedagógico mais eficiente considerando a identificação de elementos individuais e/ou coletivamente analisados buscando maximizar experiências positivas e minimizar as negativas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51400
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Amanda de Araújo Barbosa.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons