Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51358

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Verônica Gitirana Gomes-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Willamy Francelino de-
dc.date.accessioned2023-07-03T12:51:34Z-
dc.date.available2023-07-03T12:51:34Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.date.submitted2023-06-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Willamy Francelino de. Dificuldades para a compreensão da regra de sinais por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51358-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo descrever e analisar dificuldades para a compreensão e uso das operações com números inteiros por estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. As dificuldades são comparadas, em uma abordagem histórica dessas dificuldades, mostrando que são dificuldades que permanecem até os dias atuais, denominados de obstáculos epistemológicos. São discutidos, nesta pesquisa, trabalhos feitos que abordam tais dificuldades de ensino/aprendizagem dos números negativos. Para coletar os dados foi construído e aplicado um questionário/teste contendo 6 questões envolvendo multiplicação e/ou divisão de números negativos com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino médio da Escola Senador Novaes Filho localizada no Recife. A elaboração do teste foi baseada em livros didáticos do 7º ano do Ensino Fundamental. Classificamos os erros mais recorrentes e as estratégias utilizadas pelos estudantes na resolução dos itens, comparamos algumas estratégias utilizadas associadas a resolução de duas questões. Os resultados mostram que os estudantes conseguem resolver as situações quando em questões de operações únicas e simples. Porém, em expressões ou resolução de equações, ou quando precisam justificar, fica claro que o uso é apenas de uma regra decorada. Por fim, espera-se que o professor consiga propor um tratamento diferente ao trabalhar o ensino dos números negativos em sala de aula. Identificando possíveis relações do ensino e as dificuldades dos estudantes.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNúmeros Negativospt_BR
dc.subjectMultiplicação de negativospt_BR
dc.subjectObstáculospt_BR
dc.subjectRegra de Sinaispt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleDificuldades para a compreensão da “regra de sinais” por estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7167359408855501pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aimed to describe and analyze difficulties for the comprehension and use of integer operations by students of the final years of elementary and high school. The difficulties are compared, in a historical approach of these difficulties, showing that these difficulties remain until the present day, called epistemological obstacles. This research discusses works that address such difficulties in teaching / learning negative numbers. In order to collect the data, a questionnaire / test containing 6 questions involving multiplication and / or division of negative numbers was constructed and applied to 9th grade students and 3 rd year students from the Senador Novaes Filho School located in Recife. The elaboration of the test was based on textbooks from the 7th grade of elementary school. We classified the most recurring errors and the strategies used by students in solving the items, compared some strategies used associated with the resolution of 2 questions. Finally, it is expected that the teacher will be able to propose a different treatment when teaching negative numbers in the classroom. Identifying possible relationships between teaching and students' difficulties.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Matemática (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - WILLAMY FRANCELINO DE OLIVEIRA.pdf1,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons