Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/512

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFALK, James Anthonypt_BR
dc.contributor.authorLUDMER, Gilsonpt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T15:03:17Z
dc.date.available2014-06-12T15:03:17Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.citationLudmer, Gilson; Anthony Falk, James. Sistemas integrados de gestão e conhecimento organizacional : dinâmica das interações na pós-implementação em uma regional de uma empresa de serviços de telecomunicações. 2006. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/512
dc.description.abstractOs sistemas integrados de gestão (ERP) constituem um fenômeno de dimensão relevante no mundo dos negócios atual e tem provocado mudanças radicais no mercado e na gestão da tecnologia da informação. Pelas próprias características de sua construção e funcionamento, os ERP podem influenciar substancialmente dimensões relevantes relacionadas ao conhecimento organizacional. A rapidez e a dinâmica dos mercados tem exigido que as empresas cada vez mais dependam de seus processos de conhecimentos para se manterem competitivas. O interesse central deste trabalho foi compreender a dinâmica das interações destas tecnologias com o conhecimento organizacional na fase de pós-implementação em uma organização de serviços. Desse modo, foi realizado um estudo de caso com utilização de abordagem interpretativa em uma das regionais de uma empresa de serviços de telecomunicações instalada do Brasil. As interpretações dos resultados indicaram que não foi obtida uma efetiva integração das aplicações. O ERP foi visto como desempenhando o papel de tecnocrata, influenciando e sendo influenciado pela racionalidade dominante. As questões de conhecimento envolvidas com o ERP foram percebidas como relacionadas principalmente com as negociações orçamentárias e ao mesmo tempo, com a centralização. O ERP foi visto como contribuindo de modo substantivo para mudanças em habilidades e exigências de conhecimentos nas áreas de Logística, Finanças e tecnologia da informação. Também foram observadas muitas limitações no espaço para aprendizado, inovação local e contestação dos conhecimentos inscritos no ERPpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema de informação gerencialpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectGerenciamento de recursos de informaçãopt_BR
dc.titleSistemas integrados de gestão e conhecimento organizacional : dinâmica das interações na pós-implementação em uma regional de uma empresa de serviços de telecomunicaçõespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo1360_1.pdf657,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons