Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51218

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octávio d'Azevedo-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Roberta Ambrózio de Azeredo-
dc.date.accessioned2023-06-21T12:30:30Z-
dc.date.available2023-06-21T12:30:30Z-
dc.date.issued2022-12-21-
dc.identifier.citationCOUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo. O papel do efeito sonoro no cinema de ficção: análise de uma trajetória expressiva. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51218-
dc.description.abstractA presente pesquisa se propõe a investigar o papel do efeito sonoro no cinema ficcional, partindo da hipótese de que esse elemento vem passando por uma mudança de status no âmbito da linguagem cinematográfica, assumindo funções determinantes na construção estético-narrativa dos filmes, para além de seu papel convencional de mero acessório figurativo da imagem, sedimentado pela narrativa clássica. Postulamos que este quadro de valorização do efeito sonoro seria impulsionado pela conjunção de fatores tecnológicos e estéticos, sobretudo: 1. o desenvolvimento da estereofonia analógica, seguida pelo advento do som digital, o qual, desde o início da década de 1990, vem ampliando significativamente o campo de experimentação criativa na concepção das trilhas de áudio dos filmes; 2. a própria dinamização da linguagem fílmica, já que nesse mesmo recorte temporal é notória a eclosão de distintos ciclos produtivos e cinematografias autorais que buscam subverter os códigos da linguagem fílmica tradicional, inclusive no âmbito sonoro. Nosso objetivo principal, portanto, é traçar uma trajetória dos efeitos sonoros no cinema de ficção, apresentando um panorama consistente que nos permita avançar na investigação do lugar ocupado por eles nesse âmbito artístico. Adotamos a análise fílmica como norte metodológico, a qual será aplicada em uma vasta gama de filmes, de distintos períodos e diversas cinematografias, a fim de que possamos assegurar a perspectiva central da pesquisa de que o ganho de relevância estético-narrativa do efeito sonoro não se trata de um fenômeno isolado, mas sim de uma tendência do cinema ficcional contemporâneo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEfeito sonoropt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectEstudos do sompt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectSound Designpt_BR
dc.titleO papel do efeito sonoro no cinema de ficção : análise de uma trajetória expressivapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5346258671762343pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes to investigate the role of the sound effect in fictional cinema, starting from the hypothesis that this element has been undergoing a change of status within the scope of cinematographic language, assuming decisive functions in the narrative-aesthetic construction of films, in addition to its conventional role as a mere figurative accessory of the image, sedimented by the classic narrative. We postulate that this scenario of valuing the sound effect would be driven by the conjunction of technological and aesthetic factors, above all: 1. the development of analogical stereophony, followed by the advent of digital sound, which, since the beginning of the 90s, has been significantly expanding the field of creative experimentation in the design of audio tracks for films; 2. the dynamization of the filmic language itself since, in this same time frame, the outbreak of different production cycles and authorial cinematographies that seek to subvert the codes of classic narrative, including in the sound field, is notorious. Our main objective, therefore, is to trace a trajectory of sound effects in fiction cinema, presenting a consistent panorama that allows us to advance in the investigation of the place occupied by them in this artistic scope. We adopted film analysis as a methodological guide, which will be applied to a wide range of films, from different periods and different cinematographies, so that we can ensure the central perspective of the research that the gain in aesthetic-narrative relevance of the sound effect does not it is an isolated phenomenon, but rather a tendency of contemporary fictional cinema.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf1,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons