Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51183
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Suzano de Aquino | - |
dc.contributor.author | SIMÕES, Lucas Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-20T11:40:16Z | - |
dc.date.available | 2023-06-20T11:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2023-04-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-27 | - |
dc.identifier.citation | SIMÕES, Lucas Alves. Tecnologia e formação do indivíduo no ensino de Filosofia: uma investigação a partir do novo currículo do ensino médio de Pernambuco e numa perspectiva filosófica de Álvaro Vieira Pinto. 2023. 24p. TCC (Graduação) - Curso de Filosofia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51183 | - |
dc.description.abstract | É fato que vivemos em tempos de desenfreados avanços tecnológicos, o ser humano procura, cada vez mais, soluções mais fáceis, mais rápidas e mais eficientes para seus problemas cotidianos. Tem-se em vista sempre a aplicação do que se exige o mínimo esforço possível. É com base nessa realidade que o Novo Currículo de Pernambuco para o ensino médio trata a tecnologia com demasiada importância, compreendendo-a nas suas mais diversas modalidades das quais perpassam a formação do indivíduo. Preocupando-se incisivamente em adaptar o ensino às novas tecnologias que determinam a relação entre o indivíduo e o mundo, além de mudar as práticas e relações sociais, o Currículo de Pernambuco propõe que seja feito uma investigação dessa tecnologia tanto como objeto de conhecimento ou como uma realidade a ser entendida. Para analisar todo esse contexto faz-se uso da filosofia da tecnologia pensada pelo filósofo brasileiro Álvaro Vieira Pinto, que produziu, em determinada fase de seus escritos, o livro "O Conceito de Tecnologia". Nesta obra, que servirá de fundamentação teórica para a pesquisa, o autor traz a problemática da tecnologia como ideologia e tal conceituação será aproveitada para fazer uma análise do uso do termo tecnologia no Currículo de Pernambuco. Admitindo-se o “paradigma hermenêutico” e por se tratar de uma pesquisa teórica privilegia-se a pesquisa bibliográfica e determina-se como objetivo principal investigar a concepção de tecnologia e o impacto da formação do indivíduo, no que diz respeito ao ensino de filosofia, presentes no Novo Currículo do Ensino Médio de Pernambuco a partir da obra “O Conceito de Tecnologia” de Álvaro Vieira Pinto. Para tanto, será utilizado também outras fontes bibliográficas, para aprofundamento do tema, como outros documentos normativos e outros autores que versam sobre o tema. | pt_BR |
dc.format.extent | 23p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | O conceito de tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Álvaro Vieira Pinto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Formação do indivíduo | pt_BR |
dc.subject | Novo currículo do ensino médio de Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e formação do indivíduo no ensino de filosofia: uma investigação a partir do novo currículo do ensino médio de Pernambuco e numa perspectiva filosófica de Álvaro Vieira Pinto | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9406912489191373 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0169983389537362 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is a fact that we live in times of unrestricted technological advances, and human beings are increasingly looking for easier, faster, and more efficient solutions to their everyday problems. One always has in mind the application of what requires the least effort possible. It is based on this reality that the New Pernambuco High School Curriculum treats technology with too much importance, understanding it in its most diverse modalities which permeate the individual's education. Incisively concerned with adapting teaching to the new technologies that determine the relationship between the individual and the world, besides changing practices and social relations, the Pernambuco Curriculum proposes an investigation of this technology both as an object of knowledge and as a reality to be understood. In order to analyze this whole context, we make use of the philosophy of technology thought by the Brazilian philosopher Álvaro Vieira Pinto, who produced, in a certain phase of his writings, the book "The Concept of Technology". In this work, which will serve as a theoretical foundation for the research, the author brings the problem of technology as ideology and this concept will be used to analyze the use of the term technology in the Pernambuco Curriculum. Admitting the "hermeneutic paradigm" and because it is a theoretical research, the bibliographical research is privileged and the main objective is to investigate the conception of technology and the impact of the formation of the individual, regarding the teaching of philosophy, present in the New Curriculum of the High School of Pernambuco based on the work "The Concept of Technology" by Álvaro Vieira Pinto. For this, other bibliographical sources will also be used to deepen the theme, such as other normative documents and other authors who deal with the subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Filosofia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DF) - Departamento de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Filosofia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Filosofia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas Alves Simões.pdf | 279,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons