Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51148

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Izabela Domingues da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Noemi Fragoso do-
dc.date.accessioned2023-06-19T12:47:40Z-
dc.date.available2023-06-19T12:47:40Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citationFRAGOSO, Noemi. A Indústria Cultural sul-coreana e a construção do Nation Branding: uma análise da KOFICE enquanto instrumento de suporte à Hallyu. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51148-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar o papel da Comunicação, representada na Indústria Cultural, no processo de estruturação do Nation Branding enquanto ferramenta de Soft Power. Para tal, o percurso metodológico do trabalho consiste em pesquisa bibliográfica e, posteriormente, um estudo de caso sobre a Hallyu (Onda Coreana) e o papel da KOFICE (Korean Foundation for International Culture Exchange) enquanto peça chave no desenvolvimento da Indústria Cultural neste fenômeno. Inicialmente, é apresentado o contexto histórico da Coreia do Sul nos seus conflitos internacionais, nos eventos emancipatórios e na formação da nação-estado e de sua identidade nacional. A partir disto, é descrita a estruturação da indústria cultural sul-coreana e seus desdobramentos enquanto fenômeno de impacto global, sobretudo as conquistas no âmbito diplomático, econômico e social, a partir de Políticas Públicas Sul-Coreanas e de suas entidades governamentais.pt_BR
dc.format.extent71p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectIndústria Culturalpt_BR
dc.subjectNation Brandingpt_BR
dc.subjectHallyupt_BR
dc.subjectKOFICEpt_BR
dc.titleA indústria cultural sul-coreana e a construção do Nation branding: uma análise da Kofice enquanto instrumento de suporte à Hallyu.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2064465215332599pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3194123495763584pt_BR
dc.description.abstractxThis study aims to examine the role of Communication within the Cultural Industry in shaping Nation Branding as a Soft Power tool. The methodology employed includes conducting bibliographical research and a subsequent case study focusing on Hallyu (Korean Wave) and the involvement of KOFICE (Korean Foundation for International Culture Exchange) in this cultural phenomenon. The initial phase of the study presents the historical context of South Korea, including its international conflicts, emancipatory events, the formation of the nation-state, and the development of its national identity. Subsequently, the structure of the South Korean cultural industry is explored, highlighting its global impact, particularly in the realms of diplomacy, economy, and society. These developments are examined within the framework of South Korean Public Policies and relevant governmental entities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC NOEMI FRAGOSO.pdf1,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons