Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51138
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Nadja Fragoso da Silva do | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-16T21:38:00Z | - |
dc.date.available | 2023-06-16T21:38:00Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-16 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Nadja Fragoso da Silva do. Sujeitos da educação de jovens e adultos no espaço acadêmico: trajetórias, sonhos e dificuldades. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51138 | - |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de pesquisa que investigou a presença de sujeitos da Educação de Jovens e Adultos no ensino superior, tendo como lócus o Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Guiada pela questão: Há estudantes oriundos da EJA no Centro Acadêmico do Agreste da UFPE? Qual o perfil desses estudantes? fez uso do questionário, elaborado na ferramenta do docs.google, tendo como colaboradores os estudantes dos cursos de licenciatura do CAA. Os resultados apontam além da importância das políticas de democratização do ensino superior e das políticas de ações afirmativas, que: 1. a trajetória de luta para conquistar o direito do acesso ao ensino superior está ligado a ausência da visibilidade do estudante da EJA no percurso do ensino médio; 2. que ser estudante da EJA no ensino superior está atrelado a inúmeras dificuldades que extrapolam o direito de estar no espaço acadêmico, mas diz respeito a não ser estranho aos processos formadores da academia: linguagem e textos acadêmicos por exemplo. Mas, mesmo diante de tantas dificuldades, se sentem realizados e esperançosos para continuar no processo de formação. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão no ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Estudantes da EJA | pt_BR |
dc.subject | Democratização do ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Trajetória de estudante da EJA | pt_BR |
dc.title | Sujeitos da educação de jovens e adultos no espaço acadêmico: trajetórias, sonhos e dificuldades. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5040988611352257 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aim stop resentre Search results that investigated the presence of Youth and Adult Education subjects in higher education, having as its locus the Academic Center of the Agreste (CAA), of the Federal University of Pernambuco (UFPE). Guided by the guiding question: Are there students from EJA in the Academic Center of Agreste at UFPE? What is the profile of these students? made use of the questionnaire, elaborated in the docs google tool, having as collaborators the students of the degree courses of the CAA. The results show, in addition to the importance of higher education democratization policies and affirmative action policies, that 1. The trajectory of struggle to win the right of access to higher education is linked to the lack of visibility of EJA students in the course of teaching average; 2. That being a student of EJA in higher education is linked to countless difficulties that go beyond the right of this academic space, but it concerns not being foreign to the formative processes of the academy: language and academic texts, for example. But, even in the face of so many difficulties,They feel fulfilled and hopeful to continue in the training process | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO ESPAÇO ACADÊMICO.docx a (3) (2) (5).docx F.pdf | 280,36 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons