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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51060

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARROS, Ana Maria de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Nádja Farias da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-14T17:49:16Z-
dc.date.available2023-06-14T17:49:16Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-06-14-
dc.identifier.citationFERREIRA, Nádja Farias da Silva. Educação, trabalho e religião: a atualidade do tripé basilar para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51060-
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar a eficiência dos três pilares da ressocialização das pessoas privadas de liberdade: educação, trabalho e religião. Para essa finalidade, buscou-se: 1.Verificar como a educação penitenciária oferece recursos para a emancipação das pessoas privadas de liberdade; 2. Compreender como se estrutura o acesso ao trabalho nas prisões, enquanto uma via para a ressocialização dos sujeitos; e 3. Investigar o papel desempenhado pela religião no sistema carcerário. Nosso ponto de partida é a compreensão de como surgiu a prática punitiva e de que forma ela historicamente veio sendo modificada, tornando-se necessário, nessa trajetória, entender quais aportes legais garantem a dignidade humana mediante a execução penal. O Brasil apresenta em sua forma de punir uma estrutura injusta que representa uma extensão da desigualdade social, e se efetiva por meio de três pilares que sustentam o processo de ressocialização nas prisões brasileiras: a educação, meio para a consciência social; o trabalho, forma de afastamento das formas ilegais de sustento; e a religião, que se mostra dual: instrumento de docilização/submissão e forma de buscar equilíbrio interior. A arte é apresentada como uma outra via para a ressocialização. Para esse estudo foi empregado um método qualitativo de pesquisa, por meio do uso dos instrumentos de observação e de aplicação de entrevista semiestruturada para pessoas privadas de liberdade localizadas dentro de um presídio. Para o trato dos dados obtidos, foi utilizado o método hermenêutico-dialético, que relaciona o conteúdo da pesquisa dentro de um contexto social, político e econômico. Concluímos que é necessário superar a lógica penal punitiva, pois ela se mostra ineficaz na medida em que a escola, o trabalho e a religião dentro das prisões não conseguem ainda contribuir com o processo de ressocialização.pt_BR
dc.format.extent74p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectSistema Penitenciáriopt_BR
dc.titleEducação, trabalho e religião: a atualidade do tripé basilar para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9005332507052601pt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to analyze the efficiency of the three pillars of the resocialization of people deprived of liberty: education, work and religion. For this purpose, we sought to: 1.Verify how penitentiary education offers resources for the emancipation of people deprived of liberty; 2. Understand how access to work in prisons is structured, as a way to re-socialize subjects; and 3. Investigate the role played by religion in the prison system. Our starting point is the understanding of how the punitive practice emerged and how it has historically been modified, making it necessary, in this trajectory, to understand which legal contributions guarantee human dignity through criminal execution. Brazil presents, in its way of punishing, an unfair structure that represents an extension of social inequality, and is effective through three pillars that support the process of resocialization in Brazilian prisons: education, a means for social awareness; work, a way of moving away from illegal forms of livelihood; and religion, which proves to be dual: an instrument of docility/submission and a way to seek inner balance. Art is presented as another path to resocialization. For this study, a qualitative research method was used, through the use of observation instruments and the application of a semi-structured interview for people deprived of liberty located inside a prison. To deal with the data obtained, the hermeneutic-dialectical method was used, which relates the research content within a social, political and economic context. We conclude that it is necessary to overcome the punitive penal logic, as it proves to be ineffective as school, work and religion within prisons are still unable to contribute to the resocialization process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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