Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50996

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorARAUJO, Robson Martins Ferreira de-
dc.date.accessioned2023-06-12T16:24:36Z-
dc.date.available2023-06-12T16:24:36Z-
dc.date.issued2023-05-03-
dc.date.submitted2023-06-08-
dc.identifier.citationARAUJO, Robson Martins Ferreira de. A nordestinidade representada nas capas de álbuns de forró: uma análise de construções identitárias. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50996-
dc.description.abstractO objeto deste artigo é discutir como os estereótipos consolidados no imaginário popular a respeito do nordestino se configuram nas capas de álbuns de bandas de forró. Para tanto, compreendemos primeiramente a ideia de nordestinidade, entendendo este território como um espaço em movimento. As imagens são analisadas por meio da semiologia proposta por Barthes (2006), atentando-se aos signos presentes dentro dos discursos que esculpem a nordestinidade e a estética dessa região. O estudo termina por apontar os novos arranjos e configurações da ideia de cultura presentes nas imagens dos álbuns de forró, a partir de quatro personagens apreendidos a partir das capas. Perfaz-se assim, uma cartografia de possíveis identidades que evocam um Nordeste múltiplo.pt_BR
dc.format.extent27p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectForrópt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectCapas de Albúnspt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.titleA nordestinidade representada nas capas de álbuns de forró: uma análise de construções identitárias.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxThe object of this article is to discuss how stereotypes consolidated in the popular imagination about the Northeastern are configured on the covers of albums by forró bands. To do so, we first understand the idea of ​​northeasternity, understanding this territory as a space in motion. The images are analyzed through the semiology proposed by Barthes (2006), paying attention to the signs present within the discourses that sculpt the Northeasternity and the aesthetics of this region. The study ends by pointing out the new arrangements and configurations of the idea of ​​culture present in the images of forró albums, based on four characters apprehended from the covers. This creates a cartography of possible identities that evoke a multiple Northeast.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Robson Martins Ferreira de Araujo.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons