Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | De Chiaro, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Santos, Maraíza Evely dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-12T13:18:45Z | - |
dc.date.available | 2023-06-12T13:18:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2023-06-08 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Maraíza Evely dos. O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980 | - |
dc.description.abstract | A partir da perspectiva do caráter humanizador da Literatura defendido por Cândido (1995), o presente trabalho busca analisar comparativamente o potencial argumentativo dos planejamentos dessas duas realidades educacionais distintas e o possível diálogo delas com os propósitos da BNCC para o ensino de Literatura. Para tanto, o trabalho explora em sua fundamentação teórica os conceitos da Literatura e seu papel humanizador (C NDIDO, 1995), o ensino de Literatura nas escolas (ZILBERMAN, 2012), o processo de argumentação em sala de aula (LEITÃO, 2013; ALVES, 2003; DE CHIARO, 2015; MIRANDA ET AL, 2021). Concluiu-se que a mudança para o Novo Ensino Médio, a adequação aos documentos que o regem e o desafio da formação integral de alunos do século XXI são apenas alguns dos obstáculos que os docentes de Literatura brasileiros enfrentam. Por sua vez, o potencial da construção reflexiva e crítica da argumentação nas aulas de Literatura está presente de maneiras diferentes nos planejamentos em ambos os públicos analisados, em maior ou menor grau. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino de Literatura | pt_BR |
dc.subject | Argumentação | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de aula | pt_BR |
dc.subject | Discurso argumentativo em sala de aula | pt_BR |
dc.title | O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5342981977606632 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6679679566313969 | pt_BR |
dc.description.abstractx | From the perspective of the humanizing character of Literature defended by Cândido (1995), this paper seeks to analyze comparatively the argumentative potential of the planning of these two distinct educational realities and their possible dialogue with the purposes of the BNCC for the teaching of Literature. To this end, the paper explores in its theoretical foundation the concepts of Literature and its humanizing role (C NDIDO, 1995), the teaching of Literature in schools (ZILBERMAN, 2012), the argumentation process in the classroom (LEITÃO, 2013; ALVES, 2003; DE CHIARO, 2015; MIRANDA ET AL, 2021). It was concluded that the change to the New High School, the adequacy to the documents that govern it and the challenge of the integral formation of students of the 21st century are just some of the obstacles that Brazilian Literature teachers face. In turn, the potential of the reflective and critical construction of argumentation in Literature classes is present in different ways in the planning in both analyzed publics, to a greater or lesser extent. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Lingüística, Letras e Artes::Letras | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DL) - Departamento de Letras | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Português | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Letras - Português |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Maraíza Evely dos Santos.pdf | 219,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons