Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDe Chiaro, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro Rodrigues-
dc.contributor.authorSantos, Maraíza Evely dos-
dc.date.accessioned2023-06-12T13:18:45Z-
dc.date.available2023-06-12T13:18:45Z-
dc.date.issued2022-05-19-
dc.date.submitted2023-06-08-
dc.identifier.citationSANTOS, Maraíza Evely dos. O potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literários. 2022. Trabalho de conclusão de Curso (Letras - Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50980-
dc.description.abstractA partir da perspectiva do caráter humanizador da Literatura defendido por Cândido (1995), o presente trabalho busca analisar comparativamente o potencial argumentativo dos planejamentos dessas duas realidades educacionais distintas e o possível diálogo delas com os propósitos da BNCC para o ensino de Literatura. Para tanto, o trabalho explora em sua fundamentação teórica os conceitos da Literatura e seu papel humanizador (C NDIDO, 1995), o ensino de Literatura nas escolas (ZILBERMAN, 2012), o processo de argumentação em sala de aula (LEITÃO, 2013; ALVES, 2003; DE CHIARO, 2015; MIRANDA ET AL, 2021). Concluiu-se que a mudança para o Novo Ensino Médio, a adequação aos documentos que o regem e o desafio da formação integral de alunos do século XXI são apenas alguns dos obstáculos que os docentes de Literatura brasileiros enfrentam. Por sua vez, o potencial da construção reflexiva e crítica da argumentação nas aulas de Literatura está presente de maneiras diferentes nos planejamentos em ambos os públicos analisados, em maior ou menor grau.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Literaturapt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento de aulapt_BR
dc.subjectDiscurso argumentativo em sala de aulapt_BR
dc.titleO potencial da argumentação para construção reflexiva e crítica de conhecimentos literáriospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5342981977606632pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.description.abstractxFrom the perspective of the humanizing character of Literature defended by Cândido (1995), this paper seeks to analyze comparatively the argumentative potential of the planning of these two distinct educational realities and their possible dialogue with the purposes of the BNCC for the teaching of Literature. To this end, the paper explores in its theoretical foundation the concepts of Literature and its humanizing role (C NDIDO, 1995), the teaching of Literature in schools (ZILBERMAN, 2012), the argumentation process in the classroom (LEITÃO, 2013; ALVES, 2003; DE CHIARO, 2015; MIRANDA ET AL, 2021). It was concluded that the change to the New High School, the adequacy to the documents that govern it and the challenge of the integral formation of students of the 21st century are just some of the obstacles that Brazilian Literature teachers face. In turn, the potential of the reflective and critical construction of argumentation in Literature classes is present in different ways in the planning in both analyzed publics, to a greater or lesser extent.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maraíza Evely dos Santos.pdf219,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons