Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50975

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARROS, Lourival de Holanda-
dc.contributor.authorLIMA, Eduardo Felipe Pereira de-
dc.date.accessioned2023-06-12T12:54:35Z-
dc.date.available2023-06-12T12:54:35Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationLIMA, Eduardo Felipe Pereira de. Espaço no romance de introspecção brasileiro: uma análise a partir de Crônica da Casa Assassinada e A Luz no Subsolo, de Lúcio Cardoso. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50975-
dc.descriptionBARROS, Lourival de Holanda, também é conhecido em citações bibliográficas por: HOLANDA, Lourival.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o modo como o elemento narrativo espaço é construído no campo de interiorização do eu, presente nos romances de introspecção que vigoraram no final da primeira metade e início da segunda metade do século XX no Brasil, a partir das obras A Luz no Subsolo e Crônica da Casa Assassinada, do escritor mineiro Lúcio Cardoso. O trabalho averigua como a representação desses espaços está disposta frente à condição conflituosa do homem moderno, indicando adaptações estéticas que buscam refletir estruturas instáveis, direcionadas a um conjunto de imagens e artifícios requeridos para o desenvolvimento de um teor psicológico na produção literária; reflete sobre a posição do romance de introspecção e de Lúcio Cardoso no âmbito teórico literário; discute também sobre as transformações que o romance brasileiro adquire na década e no contexto de 1930 no Brasil. Para isso, contaremos com pontuações teóricas de trabalhos como os de, dentre outros, Rosenfeld (1969), no que diz respeito ao contexto de transformações do romance moderno, Brayner (1979), Bosi (1997) e Camargo (2001), para embasar os levantamentos sobre o romance de introspecção no Brasil e seu contexto de produção, além de outras questões pertinentes acerca da literatura brasileira. Brandão (2013), Lins (1976), Bachelard (1984), Foucault (2013), Filho (2007) e outros, que estruturam as discussões sobre o espaço ficcional, e, por fim, alguns trabalhos que desenvolvem estudos acerca de Lúcio Cardoso, como Carelli (1988), Dungue (2019) e Santos (2005). Laconicamente, conferimos que Lúcio Cardoso pauta a elaboração de um espaço estruturado por um discurso da consciência e cria, através do cunho memorialista, conflitos específicos de uma condição moderna, atestando as nuances psicológicas que essa narrativa interiorizada requer. Dessa forma, o espaço é tratado também em suas limitações de perspectiva individual e por um imaginário que reflete o deslocamento existencial e instável dos personagens.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectRomances de introspecçãopt_BR
dc.subjectLúcio Cardosopt_BR
dc.subjectRomance brasileiropt_BR
dc.titleEspaço no romance de introspecção brasileiro : uma análise a partir de Crônica da Casa Assassinada e A Luz no Subsolo, de Lúcio Cardosopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4013751734808579pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2859455583479309pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxEsta disertación investiga el modo en que se construye el elemento narrativo del espacio en el ámbito de la interiorización del yo, presente en las novelas de introspección vigentes a finales de la primera mitad y principios de la segunda mitad del siglo XX en Brasil, a partir de las obras A Luz no Subsolo y Crônica da Casa Assassinada, del escritor de Minas Gerais Lúcio Cardoso; investiga cómo la representación de estos espacios se dispone ante la condición conflictiva del hombre moderno, indicando adaptaciones estéticas que buscan reflejar estructuras inestables, dirigidas a un conjunto de imágenes y artificios necesarios para el desarrollo de un contenido psicológico en la producción literaria; reflexiona sobre la posición de la novela de introspección y de Lúcio Cardoso en el marco teórico literario; también discute las transformaciones que la novela brasileña adquiere en la década y contexto de 1930 en Brasil. Para ello, nos apoyaremos en puntuaciones teóricas de trabajos como los de, entre otros, Rosenfeld (1969), en lo que respecta al contexto de transformaciones de la novela moderna, Brayner (1979), Bosi (1997) y Camargo (2001), para fundamentar las encuestas sobre la novela de introspección en Brasil y su contexto de producción, además de otras cuestiones pertinentes sobre la literatura brasileña. También Brandão (2013), Lins (1976), Bachelard (1984), Foucault (2013), Filho (2007) y otros, que estructuran las discusiones sobre el espacio ficcional, y, finalmente, algunos trabajos que desarrollan estudios sobre Lúcio Cardoso, como Carelli (1988), Dungue (2019) y Santos (2005). Lacónicamente, conferimos que Lúcio Cardoso guía la elaboración de un espacio estructurado por un discurso de la conciencia y crea, a través de la impronta memorialista, conflictos específicos de una condición moderna, atestiguando los matices psicológicos que esta narrativa interiorizada requiere. De este modo, el espacio también es tratado en sus limitaciones de perspectiva individual y por un imaginario que refleja el desplazamiento existencial e inestable de los personajes.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Eduardo Felipe Pereira de Lima.pdf1,11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons