Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50957

Comparte esta pagina

Título : Análise do comportamento do albedo, NDVI e temperatura de superfície utilizando dados landsat-8: um estudo de caso no entorno da barragem Barra do Juá, Pernambuco
Autor : SOUZA, Camila Roberta Ribeiro de Souza
Palabras clave : Sensoriamento remoto; Caatinga; Barragens; texto; Índices biofísicos
Fecha de publicación : 20-oct-2022
Citación : SOUZA, Camila Roberta Ribeiro de. Análise do comportamento do albedo, NDVI e temperatura de superfície utilizando dados landsat-8: um estudo de caso no entorno da barragem Barra do Juá, Pernambuco. 2023. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Cartográfica) - Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O sensoriamento remoto possibilita identificar em tempo real alterações que ocorrem no planeta Terra resultante de diversos fenômenos naturais, mas também decorrentes de vários processos naturais e antrópicos. A quantificação de parâmetros biofísicos é de grande importância nos estudos em ambientais no entorno de barragens de água, ajudando a estabelecer uso e ocupações sustentáveis especialmente no bioma Caatinga. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência nos parâmetros biofísicos Albedo, Normalized Difference Vegetation Index (NDVI), Temperatura da Superfície em virtude da sensibilidade da dinâmica da paisagem no entorno da Barragem Barra do Juá-PE e sua sazonalidade períodos seco e chuvoso utilizando a técnica de sensoriamento remoto. Foram utilizadas imagens do sensor OLI (Operatinal Land Imager) do satélite Landsat-8, adquiridas nos anos de 2013 a 2021 por meio da plataforma em nuvem Google Earth Engine. Análises foram baseadas em interpretação de séries temporais, estatística zonal e regressão linear. A dinâmica espacial e o período de estiagem influenciaram os parâmetros biofísicos da superfície, devido à alteração na estrutura e nas propriedades ópticas da superfície. A vegetação nativa apresentou os maiores valores de NDVI em relação ao solo exposto. O albedo e a temperatura de brilho da superfície apresentaram valores inversos ao NDVI, com menores valores para a vegetação nativa. Com o aumento das áreas de solo exposto no período seco constata-se, assim, a vulnerabilidade ambiental no entorno de reservatórios de água e importância de vegetação no clima local.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50957
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC 2022 - CAMILA ROBERTA RIBEIRO DE SOUZA - VERSÃO FINAL.pdf2,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons