Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50946
Compartilhe esta página
Título: | Interação cego-vidente : a resolução de problemas combinatórios com materiais que exploram diferentes sentidos |
Autor(es): | BRAZ, Flávia Myrella Tenório |
Palavras-chave: | Interação social; Cegos; Vidente; Inclusão; Combinatória |
Data do documento: | 11-Jun-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BRAZ, Flávia Myrella Tenório. Interação cego-vidente: a resolução de problemas combinatórios com materiais que exploram diferentes sentidos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | O estudo visou contribuir para a aprendizagem de Combinatória por estudantes cegos e videntes, utilizando materiais manipuláveis que exploram diferentes sentidos e atendem as necessidades de cada estudante. Fundamentou-se nos princípios da Educação Inclusiva, norteada por documentos oficiais; na Teoria dos Campos Conceituais; nas concepções acerca da deficiência visual e da mediação; além de abordar a Teoria da Corporeidade. Também são trazidas pesquisas sobre a interação cego-vidente e sobre a aprendizagem de cegos em diferentes disciplinas e conteúdos. Para o desenvolvimento do estudo, foram revisados problemas e materiais utilizados em estudo anterior, elaborando-se ou adaptando-se novos problemas e materiais, explorando os sentidos do tato, olfato e visão. Assim, os materiais desenvolvidos possuem diferentes texturas, odores e cores, além de terem sido construídos a partir de materiais que podem ser facilmente encontrados pelos professores. Os problemas combinatórios de arranjo, combinação, permutação e produto de medidas, e os materiais elaborados para resolvê- los, foram aplicados, de modo conjunto, a uma estudante cega e uma estudante vidente, matriculadas no 5o ano do Ensino Fundamental numa escola municipal do Recife. Os resultados apontam que os materiais desenvolvidos, bem como a interação entre as estudantes e com a pesquisadora, possibilitaram a identificação dos elementos e o estabelecimento de relações necessárias à resolução dos problemas combinatórios, além da troca de estratégias entre as estudantes. Os materiais estimularam, assim, a compreensão das crianças a respeito das relações de escolha e de ordenação de elementos, bem como de esgotamento de possibilidades, das variadas situações combinatórias: arranjos, combinações, permutações e produto de medidas. Também se observou que para a estudante cega, o tato se mostrou o sentido que mais lhe foi confortável, enquanto o olfato se mostrou atrativo para a estudante vidente. Posteriormente, os materiais e momentos da interação, bem como a resolução de problemas pelas estudantes, foram apresentados a uma professora da sala regular e outra de Atendimento Educacional Especializado, ambas com experiência com estudantes cegos. Estas analisaram que os materiais cumprem a proposta a que se propõem, reconheceram a importância da interação entre as estudantes cega e vidente para a construção das aprendizagens de Combinatória, e sugeriram outras situações pedagógicas em que os materiais podem ser utilizados, como para realizar padrões, gráficos, classificações e quantificações. Também reforçaram a importância do professor em identificar possibilidades de interação e aprendizagens entre os estudantes, de acordo com as especificidades e possibilidades de seus estudantes. Espera-se que o estudo contribua com o campo teórico da Educação Matemática e para a prática da inclusão pelos professores da Educação Básica, com foco na aprendizagem dos estudantes, em particular da Combinatória, partindo-se das considerações de suas necessidades e possibilidades, bem como da interação entre eles. |
Descrição: | SANTOS, Jaqueline A. F. Lixandrão, também é conhecida em citações bibliográficas por: SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50946 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávia Myrella Tenório Braz.pdf | 2,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons