Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50895
Compartilhe esta página
Título: | Construção e validação de um plano de parto ilustrativo: estratégia de educação em saúde para gestantes de risco obstétrico habitual |
Autor(es): | BARROS, Sandrelly Paula de Andrade |
Palavras-chave: | Parto humanizado; Educação em saúde; Gravidez de alto risco |
Data do documento: | 19-Ago-2021 |
Abstract: | O presente estudo situa-se na área da humanização durante o ciclo gravídicopuerperal. Objetivo: construir e validar um plano de parto ilustrativo para gestantes de risco obstétrico habitual. Método: estudo metodológico, desenvolvido em três etapas: construção ilustrativa e textual do plano de parto, validação do plano de parto ilustrativo por juízes especialistas e análise das sugestões para adequação das ilustrações e textos. A validação foi realizada por 86 especialistas, selecionados pela técnica bola de neve e análise de currículo. Utilizou-se duas abordagens do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), o Level Content Validity Index (I-IVC) e o Scale-Level Content Validity Index (S-IVC) adaptado para escala de Likert, assim como, o teste binomial, considerando valor ≥0,80 para validação dos itens. Resultados: foram elaboradas 22 ilustrações. Apenas dois itens “ilustração/texto 05: batimentos do bebê” e “ilustração/texto 09: episiotomia” obtiveram I-IVC <0,80. O SIVC global do instrumento foi considerado válido com 0,92. Conclusão: O plano de parto foi construído e validado por juízes especialistas e seguirá para a etapa quatro para ser avaliado por gestantes de risco obstétrico habitual da atenção primária à saúde. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50895 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BARROS, Sandrelly Paula de Andrade.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons