Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50869
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LINS, Carla Patrícia Acioli | - |
dc.contributor.author | TORRES, Cristiane Vanessa de Arruda | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-06T00:53:25Z | - |
dc.date.available | 2023-06-06T00:53:25Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-31 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Cristiane Vanessa. Formação inicial de professor (a) no contexto pandêmico: práticas inventivas de professores (as) da rede municipal de Caruaru – PE. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso(Pedagogia)- UFPE, Caruaru,2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50869 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo apresentamos os resultados da nossa pesquisa, no qual tomamos para discussão a formação inicial de professor(a) egressos da Universidade Federal de Pernambuco Campus Agreste, frente ao momento pandêmico vivenciado. Nosso objetivo busca problematizar como no contexto marcado por excepcionalidades, como foi o caso da pandemia de COVID-19, como os professores(as) puderam ser inventivos em suas práticas educativas, e qual a relevância da formação inicial e continuada para a emergência dessas práticas que mobilizaram ensino e aprendizagem no período pandêmico. Desta forma tentamos pensar a relevância da formação inicial e continuada no enfrentamento ao período pandêmico, as dimensões de ensino e aprendizagem no período da pandemia e os modelos de práticas inventivas. Mobilizamos os conceitos de Contexto Pandêmico e a Educação nos apoiando em Kohan (2020), Formação Inicial Inventiva em Dias (2008) as Práticas Pedagógicas e Educativas em tempos de incerteza em Tardif (2004). Nossa pesquisa é qualitativa segundo Minayo (2021). Metodologicamente para construirmos nossos dados realizamos entrevistas semi-estruturada com professores (as) que atuam na rede municipal de ensino de Caruaru/ PE. Selecionamos 3 professores (as) egressos da UFPE-CAA buscando assim compreender na visão de cada professor (a) qual a relevância da sua formação acadêmica e profissional para poder mediar o conhecimento na sala de aula. Os resultados da nossa pesquisa indicam os desafios enfrentados pelos professores(as) diante do período pandêmico vivenciado com as aulas remotas. Onde os professores(as) precisaram rever suas práticas educativas para mediar o conhecimento e a aprendizagem, ao se utilizarem das tecnologias digitais para dar continuidade ao ensino e aprendizagem, os docentes tiveram uma formação tecnológica aligeirada frente aos desafios da pandemia do Coronavírus. Observamos que mesmo em meio as adversidades e os desafios enfrentados, os professores(as) buscaram superar os desafios, pensar como continuar as atividades de ensino e aprendizagem mesmo diante das dificuldades deles, das famílias e estudantes, de utilizar as plataformas. Concluímos então, que os professores(as) mesmo em meio as adversidades conseguiram cumprir o seu propósito educacional, fizeram o que estava ao seu alcance para o cumprimento de uma educação de qualidade, que contribua para o fortalecimento da cidadania. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p.. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Contexto pandêmico | pt_BR |
dc.subject | Práticas inventivas | pt_BR |
dc.title | Formação inicial de professor (a) no contexto pandêmico: práticas inventivas de professores (as) da rede municipal de Caruaru – PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MIRANDA, Marcelo Henrique Gonçalves de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2287485350910192 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1756289961986779 | pt_BR |
dc.description.abstractx | En este artículo presentamos los resultados de nuestra investigación, en la que discutimos la formación inicial de profesores egresados de la Universidad Federal de Pernambuco Campus Agreste, frente al momento de pandemia vivido. Nuestro objetivo busca problematizar cómo en el contexto marcado por las excepcionalidades, como fue el caso de la pandemia del COVID-19, cómo los docentes pueden ser inventivos en sus prácticas educativas, y cuál es la relevancia de la formación inicial y continua para el surgimiento de estas prácticas. que movilizó la enseñanza y el aprendizaje en el período de la pandemia. De esta forma, tratamos de pensar la relevancia de la formación inicial y continuada frente al período de pandemia, las dimensiones de la enseñanza y el aprendizaje en el período de pandemia y los modelos de prácticas inventivas. Movilizamos los conceptos de Contexto de Pandemia y Educación a partir de Kohan (2020), Formación Inicial Inventiva en Dias (2008) Prácticas Pedagógicas y Educativas en tiempos de incertidumbre en Tardif (2004). Nuestra investigación es cualitativa según Minayo (2021). Metodológicamente, para construir nuestros datos, realizamos entrevistas semiestructuradas con profesores que actúan en la red municipal de educación de Caruaru/PE. Seleccionamos 3 profesores egresados de la UFPE-CAA, buscando así comprender en la mirada de cada profesor la relevancia de su formación académica y profesional para poder mediar el conocimiento en el aula. Los resultados de nuestra investigación indican los desafíos que enfrentan los docentes ante el período de pandemia vivido con las clases a distancia. Donde los docentes necesitaban revisar sus prácticas educativas para mediar el conocimiento y el aprendizaje, al utilizar las tecnologías digitales para continuar enseñando y aprendiendo, los docentes tuvieron una formación tecnológica más liviana ante los desafíos de la pandemia del Coronavirus. Observamos que aún en medio de las adversidades y desafíos enfrentados, los docentes buscaron superar los desafíos, pensar en cómo continuar las actividades de enseñanza y aprendizaje aún frente a las dificultades de sus familias y estudiantes en el uso de las plataformas. Concluimos entonces que los docentes, aún en medio de las adversidades, lograron cumplir con su propósito educativo, hicieron lo que estuvo a su alcance para cumplir con una educación de calidad que contribuya al fortalecimiento de la ciudadanía. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/0515157502980112 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0009-0002-7411-2577 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CRISTIANE VANESSA.pdf | 547,86 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons