Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50833

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Anderson Gomes de-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Karla de Melo-
dc.date.accessioned2023-06-05T11:56:24Z-
dc.date.available2023-06-05T11:56:24Z-
dc.date.issued2023-03-20-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Karla de Melo. Experiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recife. 2023. Dissertação (Mestrado em Hotelaria e Turismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50833-
dc.description.abstractO consumo se reflete nos padrões de comportamento de diversos grupos sociais e, como fenômeno social, certos grupos são excluídos de experiências específicas. Nos bares não é diferente. Por se tratar de um serviço hedônico com expectativas sociais elevadas, a experiência do consumidor em ambientes de bares pode ser considerada complexa devido à sua atmosfera física única, que pode dificultar certas interações sociais. Pessoas com deficiência são frequentemente excluídas desses estabelecimentos de serviços. A gestão atual dos ambientes de serviço gastronômico precisa compreender o comportamento do consumidor para evitar que a experiência do consumidor se torne uma situação de vulnerabilidade e possibilitar que as pessoas com deficiência desenvolvam resiliência como fator de proteção para lidar com os desafios. O objetivo desta pesquisa foi investigar a relação entre a experiência de consumo de usuários de cadeira de rodas em bares na Região Metropolitana do Recife (RMR) e os construtos de vulnerabilidade e resiliência no consumo. Para alcançar esse objetivo, foi empregada uma abordagem quantitativa descritiva. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários estruturados, tanto online quanto presencialmente, utilizando amostragem por conveniência. A análise dos dados utilizou a matriz de correlação de Pearson para atingir o objetivo da pesquisa. Os perfis socioeconômicos dos respondentes foram analisados e foram examinadas as correlações entre os construtos do estudo. Os resultados indicaram que a maioria dos consumidores que participaram do estudo não se percebe em situação de vulnerabilidade durante a experiência de consumo em bares. No entanto, a resiliência foi percebida em níveis fracos a moderados, de acordo com os parâmetros utilizados neste estudo. Com base nos resultados apresentados, pode-se concluir que a experiência de consumo de pessoas com deficiência física, usuárias de cadeira de rodas, não está relacionada à vulnerabilidade e à resiliência no consumo em bares na RMR. Essas descobertas contribuem para uma melhor compreensão do comportamento do consumidor com deficiência física em ambientes de bares e ressaltam a importância de estratégias inclusivas e acessíveis nesses estabelecimentos. No entanto, é importante destacar que são necessárias mais pesquisas para aprofundar o conhecimento nessa área e identificar estratégias eficazes para aprimorar a experiência de consumo de pessoas com deficiência física em ambientes de serviço gastronômico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectServiços ao clientept_BR
dc.subjectConsumidor – satisfaçãopt_BR
dc.titleExperiência de consumo em ambientes de serviços gastronômicos face à vulnerabilidade e resiliência de usuários de cadeiras de rodas nos bares da região metropolitana do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6166385539999573pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0046828379483932pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Hotelaria e Turismopt_BR
dc.description.abstractxConsumption is reflected in the behavior patterns of different social groups, and as a social phenomenon, certain groups are excluded from specific experiences. The bar industry in the gastronomy sector is no exception. Being a hedonic service and subject to high societal demands, the consumer experience in bar environments can be considered complex due to its distinct physical atmosphere, which can hinder certain social interactions. Individuals with disabilities are often excluded from these service establishments. The current management of gastronomic service environments needs to understand consumer behavior to prevent the consumer experience from becoming a situation of vulnerability and to enable individuals with disabilities to develop resilience as a protective factor in dealing with challenges. The objective of this research was to investigate the relationship between the consumer experience of wheelchair users in bars in the Metropolitan Region of Recife (RMR) and the constructs of vulnerability and resilience in consumption. To achieve this objective, a quantitative and descriptive research approach was employed. Data collection was carried out through structured questionnaires, both online and in-person, using convenience sampling. The data analysis utilized Pearson's correlation matrix to fulfill the research objective. The respondents' socio-demographic profiles were analyzed, and the correlations between the study constructs were examined. The results indicated that the majority of consumers who participated in the study did not perceive themselves as vulnerable during the bar consumption experience. However, resilience was perceived at a weak to moderate level, according to the parameters used in this study. Based on the presented results, it can be concluded that the consumer experience of individuals with physical disabilities who use wheelchairs is not related to vulnerability and resilience in bar consumption in the RMR. These findings contribute to a better understanding of the consumer behavior of individuals with physical disabilities in bar environments and emphasize the importance of inclusive and accessible strategies in these establishments. However, it is important to note that further research is needed to deepen our knowledge in this area and identify effective strategies to enhance the consumer experience of individuals with physical disabilities in gastronomic service environments.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Hotelaria e Turismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ana Karla de Melo Silva.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons