Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50828

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorTABOSA, José Wellington Rocha-
dc.contributor.authorSANTOS, Luis Guilherme da Silva-
dc.date.accessioned2023-06-05T11:21:24Z-
dc.date.available2023-06-05T11:21:24Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.date.submitted2023-05-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Luis Guilherme da Silva. Ensino de termodinâmica para alunos do fundamental: anos finais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso. Licenciatura em Física - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50828-
dc.description.abstractO projeto de pesquisa teve como objetivo principal analisar como o ensino de conceitos básicos de termodinâmica se mostra efetivo para alunos da rede fundamental levando em consideração a dificuldade que há nos anos finais, pois é o momento em que eles encontram questões mais complexas, que exigem organização lógica das diferentes áreas do conhecimento. Para a metodologia, ocorreram ao total 5 encontros (3 com a turma do 9º ano e 2 com a turma do 2ºano) e foram ministrados os mesmos conteúdos. Ao início de cada encontro, era distribuída uma ficha para comparar o a evolução dos saberes e a forma que os estudantes explicavam fenômenos e entendiam situações-problemas propostas. Além disso, em cada encontro, ocorria a realização de uma prática experimental sobre o tema com o intuito de trazer para o cotidiano uma forma de entender e visualizar aquilo que estava sendo estudado. Sobre os resultados, apesar de o espaço amostral ter sido pequeno, pode-se concluir que os alunos tiveram um resultado satisfatório durante os encontros e nas respostas dos questionários passados.pt_BR
dc.format.extent46 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTermodinâmicapt_BR
dc.subjectMáquinas térmicaspt_BR
dc.subjectMotor de Stirlingpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleEnsino de termodinâmica para alunos do fundamental: anos finaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4173285929790444pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4375089569023223pt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of the research project was to analyze how the teaching of basic concepts of thermodynamics is effective for students of the fundamental network taking into account the difficulty that exists in the final years, because it is the moment when they encounter more complex issues, which require logical organization of the different areas of knowledge. For the methodology, there were a total of 5 meetings (3 with the 9th grade class and 2 with the 2nd grade class) and the same contents were taught. At the beginning of each meeting, a form was distributed to compare the evolution of knowledge and the way students explained phenomena and understood proposed problem-situations. In addition, in each meeting, there was an experimental practice on the subject in order to bring to daily life a way to understand and visualize what was being studied. Regarding the results, although the sample space was small, it can be concluded that the students had an satisfactory result during the meetings and in the answers of the past questionnaires.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DF) - Departamento de Física pt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Física (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Luis Guilherme da Silva Santos.pdf700,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons