Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50742

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAES NETO, Pedro Pinheiro-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Byanka Santos Cavalcante-
dc.date.accessioned2023-05-31T15:45:46Z-
dc.date.available2023-05-31T15:45:46Z-
dc.date.issued2023-05-02-
dc.date.submitted2023-05-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Byanka Santos Cavalcante de. Influência do nível de atividade física na ansiedade, estresse e depressão em jovens escolares no período da pandemia de Covid-19. 2023. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50742-
dc.description.abstractIntrodução: Jovens que têm o hábito de praticar atividade física têm menos potencial a desenvolver ansiedade, estresse e a depressão quando comparados a adolescentes de comportamento sedentário ou com um baixo nível de atividade física. Porém, ainda não há consenso na literatura se essas variáveis realmente têm relação. Objetivo: investigar se os diferentes níveis de atividade física podem influenciar na ansiedade, estresse e depressão em adolescentes e analisar a influência da pandemia da Covid - 19 sob essas variáveis. Metodologia: Refere-se a um estudo transversal, de caráter descritivo e abordagem quantitativa. Com um N amostral de 282 estudantes de ambos os sexos, média de idade de 17 ± 0,1 anos, em uma escola de referência no município de Recife/PE. Relativo aos instrumentos utilizados foram aplicados o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ), para avaliar o nível de atividade física e a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) para análise das variáveis de ansiedade, estresse e depressão. No tocante a estatística, os dados estão evidenciados com estatística descritiva (média ± desvio), também foi utilizada a tabela de contingência e o teste de Qui-quadrado(x²), para averiguar independente, distribuição e associação entre as variáveis. O nível de significância adotado foi p<0,05. Resultados: Relativo ao nível de atividade física, foi visualizado que 42,9% apresentou estar insuficiente ativo, 30,01% dos participantes afigurou-se em ativo, enquanto 27% em muito ativo. Ainda foi visto que os estudantes classificados em insuficiente ativo apontou maiores níveis de estresse (p> 0,001; X2=21.561), depressão (p> 0,001; X2=28.082) e ansiedade (p> 0,02; X2=14.879). Conclusão: Nosso estudo apresentou diferença estatisticamente significativa entre as comparações; portanto, os jovens ativo e muito ativo apresentam menor propensão à ansiedade, estresse e depressão.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectadolescentept_BR
dc.subjectatividade físicapt_BR
dc.subjectansiedadept_BR
dc.subjectestressept_BR
dc.subjectdepressãopt_BR
dc.titleInfluência do nível de atividade física na ansiedade, estresse e depressão em jovens escolares no período da pandemia de Covid-19pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA, Gilberto Ramos-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7238613257781181pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8481873172778216pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Young people who have the habit of practicing physical activity have less potential to develop anxiety, stress and depression when compared to adolescents with sedentary behavior or with a low level of physical activity. However, there is still no consensus in the literature whether these variables are really related. Objective: to investigate whether different levels of physical activity can influence anxiety, stress and depression in adolescents and to analyze the influence of the Covid-19 pandemic on these variables. Methodology: Refers to a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach. With a sample N of 282 students of both sexes, mean age of 17 ± 0.1 years, in a reference school in the city of Recife/PE. Regarding the instruments used, the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) was applied to assess the level of physical activity and the Depression, Anxiety and Stress Scale (DASS-21) to analyze the variables of anxiety, stress and depression. With regard to statistics, the data are evidenced with descriptive statistics (mean ± deviation), the contingency table and the Chi-square test (x²) were also used to verify the independent distribution and association between the variables. The significance level adopted was p<0.05. Results: Regarding the level of physical activity, it was seen that 42.9% were insufficiently active, 30.01% of the participants appeared to be active, while 27% were very active. It was also seen that students classified as insufficiently active showed higher levels of stress (p> 0.001; X2=21,561), depression (p> 0.001; X2=28,082) and anxiety (p> 0.02; X2=14,879). Conclusion: Our study showed a statistically significant difference between comparisons; therefore, active and very active young people are less prone to anxiety, stress and depression.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1190633630436858pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1200-192Xpt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC BYANKA SANTOS CAVALCANTE DE OLIVEIRA.pdf1,77 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons