Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50640
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOURA, Márcio José das Chagas | - |
dc.contributor.author | SALES JUNIOR, Reginaldo Cunha | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T17:07:14Z | - |
dc.date.available | 2023-05-29T17:07:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-23 | - |
dc.identifier.citation | SALES JUNIOR, Reginaldo Cunha. Desenvolvimento de algoritmo genético para solução do problema da programação de carregamento de veículos. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50640 | - |
dc.description.abstract | A finalidade desta dissertação é modelar a programação de carregamento dos veículos regidos por uma tabela de horários em um operador logístico em busca de soluções que proporcionem redução de custos. Sendo assim, este trabalho se utilizou de buscas realizadas no que há de mais recente e avançado em termos de modelagem com algoritmos genéticos para aplicar na resolução do problema. Em seguida, adotou-se como metodologia de direcionamento o levantamento de como funciona a programação dos carregamentos dos veículos assim como o conhecimento das regras de negócios contidas no setor responsável pela operação para identificar possíveis entraves contrários à produtividade e redução dos custos. Logo após construir a modelagem, deu-se início à atividade de análise dos resultados, onde se constatou que diversas soluções viáveis foram conhecidas, porém, dentre elas, 8 apresentavam as melhores soluções do modelo, ou seja, soluções que apresentavam a menor quantidade de colaboradores a serem contratados para operacionalizar os carregamentos dos veículos. De posse de tais evidências, esta dissertação avaliou comparativamente o impacto de algumas soluções utilizando uma das principais variáveis utilizadas pelos gestores operacionais, que é a quantidade de caixas. Por fim, dentre as oito melhores soluções, uma delas foi eleita como a melhor e recomendada para a implantação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de produção | pt_BR |
dc.subject | Problema da programação de carregamentos | pt_BR |
dc.subject | Otimização combinatória | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de algoritmo genético para solução do problema da programação de carregamento de veículos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LINS, Isis Didier | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8750430430603078 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7778828466828647 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this dissertation is to model the loading schedule of vehicles governed by a timetable in a logistics operator in search of solutions that provide cost reduction. Therefore, this work used searches carried out in the most recent and advanced in terms of modeling with genetic algorithms to apply in solving the problem. Then, it was adopted as a targeting methodology the survey of how the vehicle loading schedule works as well as the knowledge of the business rules contained in the sector responsible for the operation to identify possible obstacles contrary to productivity and cost reduction. Soon after building the model, the activity of analyzing the results was started, where it was found that several viable solutions were known, however, among them, 8 presented the best solutions of the model, that is, solutions that presented the least amount of employees to be hired to carry out the loading of vehicles. With such evidence, this dissertation comparatively evaluated the impact of some solutions using one of the main variables used by operational managers, which is the number of cashiers. Finally, among the eight best solutions, one of them was chosen as the best and recommended for implementation. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5632602851077460 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Reginaldo Cunha Sales Junior.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons