Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50522
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Cinthia Rodrigues de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Willianne Geovana Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-25T11:15:08Z | - |
dc.date.available | 2023-05-25T11:15:08Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-05-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Willianne Geovana Vicente da. Responsabilidade social da universidade pública na saúde mental: relato de experiência de uma discente perante desafios vivenciados. 2023. 37 p; Trabalho de Conclusão de curso (Bacharelado em Fisioterapia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50522 | - |
dc.description.abstract | Dados epidemiológicos publicados em 2019 demonstram que os casos de suicídio aumentaram 43%, de 2011 a 2019, em todo o território brasileiro. Entre os adolescentes, o aumento foi de 81% e, nos casos em menores de 14 anos, esse aumento foi ainda maior, ultrapassando 100%. O mais preocupante é que, atualmente, o suicídio tem sido considerado a quarta causa de morte entre jovens na faixa etária de 16-25 anos, período em que a transição entre o ensino médio e superior acontece e é considerado por algumas pessoas como um momento estressante. O relato busca evidenciar a responsabilidade social da universidade pública e a importância de seus professores como fatores ambientais facilitadores para a saúde mental dos discentes. A metodologia utilizada foi a narrativa autobiográfica, baseada na reflexão crítica sobre as minhas vivências durante o curso. Os resultados mostram o enfrentamento de diversas dificuldades financeiras, familiares, pessoais e acadêmicas, que afetaram minha saúde mental e o meu desempenho no curso. Também relato situações de assédio moral, discriminação e falta de apoio por parte de alguns docentes, que contribuíram para o meu sofrimento psíquico. Destaco, porém, que também encontrei professores que foram sensíveis, acolhedores e incentivadores, que me ajudaram a superar os obstáculos e a concluir o curso com êxito. Toda uma análise do ambiente interno e externo da sala de aula, no contexto da Universidade, foi realizado, buscando sempre identificar os pontos positivos e os de melhoria, como também as oportunidades e os pontos gatilhos a serem evitados. Concluo, portanto, que a universidade pública tem um papel fundamental na promoção da saúde mental dos estudantes, especialmente dos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, e que os professores podem ser agentes transformadores nesse processo, desde que adotem uma postura ética, humanizada e comprometida com a formação integral dos discentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 36p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | saúde mental | pt_BR |
dc.subject | formação em saúde e vulnerabilidade social | pt_BR |
dc.title | Responsabilidade social da universidade pública na saúde mental: relato de experiência de uma discente perante desafios vivenciados | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9932187655941209 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9932187655941209 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Epidemiological data published in 2019 show that suicide cases increased by 43%, from 2011 to 2019, throughout the Brazilian territory. Among adolescents, the increase was 81% and, in cases of children under 14 years of age, this increase was even greater, exceeding 100%. The most worrying thing is that, currently, suicide has been considered the fourth cause of death among young people aged 16-25 years, a period in which the transition between high school and higher education takes place and is considered by some people as a moment stressful. The report seeks to highlight the social responsibility of the public university and the importance of its professors as facilitating environmental factors for the students' mental health. The methodology used was the autobiographical narrative, based on critical reflection on my experiences during the course. The results show coping with various financial, family, personal and academic difficulties, which affected my mental health and my performance in the course. I also report situations of moral harassment, discrimination and lack of support from some professors, which contributed to my psychological distress. I emphasize, however, that I also found professors who were sensitive, welcoming and encouraging, who helped me to overcome obstacles and successfully complete the course. An entire analysis of the internal and external environment of the classroom, in the context of the University, was carried out, always seeking to identify the positive points and those for improvement, as well as the opportunities and trigger points to be avoided. I conclude, therefore, that the public university has a fundamental role in promoting the mental health of students, especially those who are in a situation of social vulnerability, and that professors can be transforming agents in this process, as long as they adopt an ethical, humanized posture. and committed to the integral formation of students. | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Willianne Geovana Vicente da Silva.pdf | 289,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons