Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50492
Compartilhe esta página
Título: | Sexualidade, classe social e desejo: configurações de práticas sexuais homoeróticas entre homens |
Autor(es): | MACIEL, Ingrid Vitoria |
Palavras-chave: | classe social; sexualidade; ethos; desejo; HSH |
Data do documento: | 28-Out-2022 |
Citação: | MACIEL, Ingrid Vitoria. Sexualidade, classe social e desejo: configurações de práticas sexuais homoeróticas entre homens. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A pesquisa investigou as implicações de classe social na formação das parcerias sexuais. O trabalho de campo teve um enfoque etnográfico e foi realizado na Região Metropolitana do Recife, entre 2019-2022, por meio de 38 entrevistas temáticas com homens que fazem sexo com homens, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Observou-se a complexidade de elementos que remetem a classe, onde indicadores como renda e escolaridade são importantes referências ao lado de bairro de nascimento/moradia e lugares de lazer para configuração contextual de ethos. A relação entre marcadores varia conforme os informantes na configuração de classe. Não obstante, observou-se a ocorrência de uma estilização que remete diretamente a classe: o boy padrão. Este configura tudo aquilo que é esperado de um homem que possui um bom poder aquisitivo - corpo malhado, sorriso cuidado – mas que também intersecciona com estilizações de raça (configura branquitude) e gênero (configura masculinidade). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50492 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ingrid Vitoria Maciel de Melo Silva.pdf | 301,13 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons