Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50492

Compartilhe esta página

Título: Sexualidade, classe social e desejo: configurações de práticas sexuais homoeróticas entre homens
Autor(es): MACIEL, Ingrid Vitoria
Palavras-chave: classe social; sexualidade; ethos; desejo; HSH
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: MACIEL, Ingrid Vitoria. Sexualidade, classe social e desejo: configurações de práticas sexuais homoeróticas entre homens. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Sociais - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A pesquisa investigou as implicações de classe social na formação das parcerias sexuais. O trabalho de campo teve um enfoque etnográfico e foi realizado na Região Metropolitana do Recife, entre 2019-2022, por meio de 38 entrevistas temáticas com homens que fazem sexo com homens, as quais foram gravadas, transcritas e submetidas a análise de conteúdo. Observou-se a complexidade de elementos que remetem a classe, onde indicadores como renda e escolaridade são importantes referências ao lado de bairro de nascimento/moradia e lugares de lazer para configuração contextual de ethos. A relação entre marcadores varia conforme os informantes na configuração de classe. Não obstante, observou-se a ocorrência de uma estilização que remete diretamente a classe: o boy padrão. Este configura tudo aquilo que é esperado de um homem que possui um bom poder aquisitivo - corpo malhado, sorriso cuidado – mas que também intersecciona com estilizações de raça (configura branquitude) e gênero (configura masculinidade).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50492
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Ingrid Vitoria Maciel de Melo Silva.pdf301,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons