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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50453

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Ricardo Oliveira da-
dc.contributor.authorPONTES, Leandro Maciel-
dc.date.accessioned2023-05-23T11:31:29Z-
dc.date.available2023-05-23T11:31:29Z-
dc.date.issued2023-05-11-
dc.date.submitted2023-05-21-
dc.identifier.citationPONTES, Leandro Maciel. Gamificação e imersão em sala de fuga utilizadas para ensinar radioatividade. 2023. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) – Departamento de Química Fundamental (DQF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50453-
dc.description.abstractA utilização de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Jogos (Games Based Learning, GBL) no processo de ensino-aprendizagem aliada a outras abordagens didático-pedagógicas, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) trazem aspectos que aguçam a curiosidade do estudante, instigando e motivando-os pela busca e construção do saber. A prática pedagógica elaborada e aplicada, consiste em uma sequência didática (SD) sobre o objeto de aprendizagem: radioatividade. Elementos didáticos das abordagens anteriormente citadas foram incluídas, como um ambiente virtual de aprendizagem, representando a sala de fuga (escape room) com diversos enigmas químicos aos quais os estudantes deveriam responder corretamente os questionamentos para que pudessem obter o código necessário à fuga. Na perspectiva das habilidades presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), houve um trabalho referente as habilidades “EF09CI07” e “EM13CNT103” no âmbito da Química no ensino fundamental e médio; e “EF09HI28” na área da História no ensino fundamental. A consolidação das aprendizagens durante a vivência de todo o processo pedagógico, cooperou para o enriquecimento do trabalho. Nesse contexto, as competências e habilidades da química foram vivenciadas, além de provocar e exercitar o trabalho em equipe junto aos estudantes. Ademais, estimou-se analisar os limites e possibilidades da SD utilizando uma experiência gamificada a partir de uma sala de fuga para trabalhar os conceitos de radioatividade; observar o desempenho dos estudantes e a aprendizagem dos conceitos químicos na aplicação das atividades da SD; e avaliar o poder argumentativo dos estudantes na aceitação ou não de um programa de energia nuclear no país.pt_BR
dc.format.extent53 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectSala de fugapt_BR
dc.titleGamificação e imersão em sala de fuga utilizadas para ensinar radioatividadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5297777478105108pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6974730097895255pt_BR
dc.description.abstractxThe use of active methodologies, such as Games Based Learning (GBL) in the teaching-learning process, combined with other didactic-pedagogical approaches, such as Digital Information and Communication Technologies (TDICs) bring aspects that sharpen curiosity of the student, instigating and motivating them to seek and build knowledge. The elaborated and applied pedagogical practice consists of a didactic sequence (SD) about the learning object: radioactivity. Didactic elements of the aforementioned approaches were included, such as a virtual learning environment, representing the escape room with several chemical puzzles to which students should correctly answer the questions so that they could obtain the necessary code for the escape. From the perspective of the skills present in the National Common Curricular Base (BNCC), there was a work referring to the skills “EF09CI07” and “EM13CNT103” in the scope of Chemistry in elementary and high school; and “EF09HI28” in the area of History in elementary education. The consolidation of learning during the experience of the entire pedagogical process, cooperated to enrich the work. In this context, chemistry skills and abilities were experienced, in addition to provoking and exercising teamwork with students. Furthermore, it was estimated to analyze the limits and possibilities of DS using a gamified experience from an escape room to work on the concepts of radioactivity; observe the students' performance and the learning of chemical concepts in the application of DS activities; and to evaluate the argumentative power of the students in accepting or rejecting a nuclear energy program in the country.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Química Fundamental (DQF)pt_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Química (Licenciatura)

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