Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50384

Compartilhe esta página

Título: Aplicação do modelo de Kano para avaliação das necessidades dos clientes consumidores de cervejas tipo Pilsen
Autor(es): Fonte Filho, Rui Ricardo Dantas da
Palavras-chave: Cervejas; Modelo de Kano; Desenvolvimento de produto; Gestão da Qualidade
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: FONTE FILHO, Rui Ricardo Dantas da. Aplicação do modelo de Kano para avaliação das necessidades dos clientes consumidores de cervejas tipo Pilsen. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O mercado cervejeiro é um importante setor da economia, responsável por movimentar 2% do PIB brasileiro, que contribui em impostos com mais de 25 bilhões de reais anuais e gera mais de 2 milhões de empregos diretos. A cerveja tipo Pilsen representa 98% da cerveja consumida no Brasil de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (2022). Esse estudo tem por objetivo aprofundar o entendimento das necessidades dos clientes sobre esse importante produto. Nele são utilizados conceitos e ferramentas das áreas de Gestão da Qualidade e Desenvolvimento de Produtos para gerar um conjunto de informações úteis para os envolvidos nesse setor da economia. Nessa pesquisa exploratória, foi utilizado o Modelo de Kano, para isso foram definidos atributos de produto através de pesquisa bibliográfica. A coleta de dados avaliou as preferências de 145 consumidores de cerveja tipo Pilsen através de questionários. Atributos do produto como o envase em garrafas de vidro, cremosidade da espuma, duração da espuma, foram classificados por gerar satisfação quando presentes e insatisfação significativa quando ausentes. Outros atributos do produto como o envase em garrafas de plástico PET, aroma alcóolico, sabor alcoólico e dulçor sobressalente foram classificados como atributos reversos, que quando presentes geram insatisfação no consumidor ou quando ausentes no produto trazem satisfação. O entendimento aprofundado sobre os atributos do produto e sua influência sobre a satisfação e insatisfação no mercado consumidor pode ser uma vantagem competitiva para empresas e tomadores de decisão do setor cervejeiro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50384
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rui Ricardo Dantas da Fonte Filho.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons