Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50343

Compartilhe esta página

Título: Aplicação do método FITradeoff para a definição de indicadores de desempenho para o planejamento estratégico organizacional em uma empresa do ramo de tecnologia
Autor(es): COSTA, Luiza Mello da
Palavras-chave: Planejamento estratégico; Indicadores de desempenho; Método multicritério; Método FITradeoff
Data do documento: 27-Abr-2023
Citação: COSTA, Luiza Mello da . Aplicação do método FITradeoff para a definição de indicadores de desempenho para o planejamento estratégico organizacional em uma empresa do ramo de tecnologia. 2023. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Produção, Departamento de Engenharia de Produção, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: O planejamento estratégico organizacional é uma etapa crítica para as empresas que buscam se manter competitivas no mercado e direcionar os seus objetivos de forma a melhor atender as demandas de seus stakeholders. A definição de métricas de desempenho envolve a complexidade de compreensão dos aspectos que são essenciais para o dimensionamento do desempenho das organizações. Na empresa de tecnologia em que o estudo foi aplicado, a escolha de indicadores é baseada em critérios distintos que devem ser analisados de maneira sistêmica para a recomendação das alternativas com prioridade no planejamento estratégico organizacional. Dessa forma, um modelo de apoio a decisão multicritério usando o Framework de Almeida (2013) foi construído para dar suporte aos gestores de uma empresas SaaS (Softwares como Serviço, do inglês Software as a Service). O modelo possibilitou a identificação dos objetivos, critérios e alternativas. Além disso, o método FITradeoff foi aplicado para ordenação de alternativas relacionadas entre indicadores de desempenho já adotados pela organização e opções percebidas no mercado. Como resultado, foram obtidos quatro níveis no ranqueamento, agrupando as métricas em cada um deles, de forma a melhor atender as preferências do gestor da empresa. Essa solução foi analisada e sua importância para o planejamento estratégico organizacional definida.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50343
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Luiza Mello da Costa.pdf1,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons