Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50285

Compartilhe esta página

Título: Análise descritiva dos egressos em cursos de graduação em engenharia de produção : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco com base em dados do LinkedIn
Autor(es): ALBUQUERQUE, Leonardo Arcanjo de
Palavras-chave: Engenharia de produção; Egressos; Universidade Federal de Pernambuco; Estatística
Data do documento: 22-Dez-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALBUQUERQUE, Leonardo Arcanjo de. Análise descritiva dos egressos em cursos de graduação em engenharia de produção: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco com base em dados do LinkedIn. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Investimentos no ensino superior, tanto em universidades públicas quanto privadas, são de interesse da sociedade, visto que ela colhe os frutos desses investimentos quando os alunos concluem seus cursos de graduação. Segundo o Inep (2022), em 2020 o Brasil teve 1.278.622 concluintes no ensino superior. É importante, então, que a sociedade conheça as principais características dos ingressantes, dos acadêmicos da instituição e de seus egressos. Assim, esta pesquisa tomou como base a existência do estudo de egressos para a proposição de um modelo para seu acompanhamento, baseado em três pilares: Carreira Profissional, Formação e Experiência Internacional. Além disso, o seu impacto nos interesses dos principais stakeholders do processo de formação de um aluno em egresso: candidato, aluno, egresso, empresas contratantes, professores, gestão da Instituição de Ensino Superior e a sociedade. Então, foi desenvolvido um estudo de caso aplicado com análise estatística de dados dos egressos do curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife. Em um universo de 509 egressos, formados entre 2003 e 2020, foram analisados os currículos do LinkedIn de 256. As variáveis consideradas foram: para Carreira Profissional, cargo, localização do cargo, empresa e setor da economia; para Formação, curso, tipo, instituição e localização; para Experiência Internacional, países dos cargos e cursos. A maioria dos egressos encontrados chega a cargos de liderança, e aproveita muitos dos conceitos vistos durante a graduação para desenvolver habilidades de gestão e colocar em prática nas empresas em que estão inseridos. Através do estudo de caso, foi possível visualizar particularidades dos egressos do curso e comprovou-se a aplicabilidade em outros cursos do Brasil, e o impacto para a sociedade desenvolvido apresenta-se na forma de conhecimento gerado para a tomada de decisões dos stakeholders. Foi possível perceber também impactos econômicos e financeiros, com potencial redução de custos para as instituições de ensino e aumento da eficiência, com crescimento de faturamento e lucratividade por parte das empresas e setores em que os egressos estão inseridos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50285
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leonardo Arcanjo de Albuquerque.pdf1,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons