Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50252

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARIBÉ, Yuri Jivago Amorim-
dc.contributor.authorTELES, Giovana Lasalvia-
dc.date.accessioned2023-05-16T14:43:08Z-
dc.date.available2023-05-16T14:43:08Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.identifier.citationTELES, Giovana Lasalvia. Aspectos metaficcionais do romance Mulherzinhas (1868) e da adaptação fílmica Adoráveis Mulheres (2019). 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50252-
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa foi observar como aspectos metaficcionais existentes no romance Mulherzinhas (1868), escrito pela escritora estadunidense Louisa May Alcott (1832-1888), foram adaptados para a obra fílmica Adoráveis Mulheres (2019), dirigida e roteirizada por Greta Gerwig (1983-). No que se refere ao aporte teórico, primeiramente discutimos o conceito de metaficção estudado por Baldick (2001) e por Bernardo (2010b) e analisamos como essas definições foram aplicadas à literatura a partir dos estudos de Hutcheon (1980) e de Waugh (2001). No campo do cinema, abordamos a metaficção através dos trabalhos de Baláz (1983) e de Xavier (2003). Em seguida, a partir da perspectiva dos Estudos de Adaptação com Hutcheon (2011) e Stam (2005; 2006), observamos como o recurso autorreflexivo e autorreferencial da metaficção pode ser percebido em Mulherzinhas (2019) e com que intenção esses mesmos elementos foram adaptados em Adoráveis Mulheres (2019). Também discutimos sobre como a metaficcionalidade presente no audiovisual pode ser utilizado como estratégia para a formação de futuros leitores, através da perspectiva de Necchi (2009). Esta pesquisa também traz uma investigação acerca do romance de formação a partir dos estudos de Lukács (1994) e de Noomé (2004), e sua influência na obra literária de Alcott sob a perspectiva de críticas feministas como Showalter (2020). No processo de análise da adaptação fílmica — que evidencia um discurso de cunho feminista e progressista já existente na obra literária de Alcott — utilizamos a conceituação de feminino trabalhada por Toril Moi (1989) e sua relação com o feminismo, bem como as ideias trazidas por Woolf (2019) sobre mulher e literatura. O corpus de análise e interpretação da pesquisa consiste em trechos selecionados do romance e do filme, apontando onde a metaficcionalidade é encontrada em cada um deles e por que foi possivelmente empregada. Entendemos que a adaptação de romances do século XIX para filmes, como o Adoráveis Mulheres de Gerwig, evidencia a necessidade de se elaborar, adaptar e (re)interpretar narrativas que debatem questões relevantes da sociedade contemporânea, como a misoginia do mercado de trabalho, a opressão feminina e o machismo. Trata-se, então, de um estudo que busca evidenciar a atualidade da obra de Alcott através da adaptação de Gerwig, unindo, a partir do uso do recurso da metaficção, escritora/personagem/diretora, como se todas estivessem no mesmo tempo, local e espaço.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstudos literáriospt_BR
dc.subjectMetaficçãopt_BR
dc.subjectLouisa May Alcottpt_BR
dc.subjectMulherzinhaspt_BR
dc.subjectGreta Gerwigpt_BR
dc.titleAspectos metaficcionais do romance Mulherzinhas (1868) e da adaptação fílmica Adoráveis Mulheres (2019)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9431984399953156pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7155829715636124pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research was to observe how metafictional aspects existing in the novel Little Women (1868), written by the American author Louisa May Alcott (1832-1888), were adapted for the film Little Women (2019), directed and scripted by Greta Gerwig (1983-). Concerning the theoretical contribution, we first discussed the concepts of metafiction, studied by Baldick (2001) and Bernardo (2010b), and analyzed how these definitions may be applied in the literature from the studies of Hutcheon (1980) and Waugh (2001). In the field of cinema, we analyzed how metafiction was observed through the works of Baláz (1983) and Xavier (2003). From the perspective of the Adaptation Studies, with Hutcheon (2011) and Stam (2005; 2006), we observed how the self-reflective and self-referential resource of metafiction is seen in the novel Little Women (2019) and with what intention those same elements were adapted in the movie Little Women (2019). We also discussed how the metafictionality present in the audiovisual can be used as a strategy for the formation of future readers, through the perspective of Necchi (2009). This research also investigated the coming-of-age novel (Bildungsroman) based on the studies by Lukács (1994) and Noomé (2004), and what impact it had on Alcott’s literary work from the perspective of feminist critics such as Showlter (2020). In the process of analyzing the film adaptation — which highlights a feminist and progressive discourse already existing in Alcott's literary work — we used the concept of the feminine worked by Toril Moi (1989) and its relationship with feminism, as well as the ideas brought by Woolf (2019) on women and literature. The corpus of analysis and interpretation of the research consists of selected excerpts from the novel and the film, pointing out where metafictionality is found in each of them, and why it was possibly used. We understand that the adaptation of Nineteenth-Century novels to films, as Gerwig’s Little Women, highlights the need to elaborate, adapt, and (re)interpret the narratives that bring current issues from contemporary society to be debated, such as misogyny, female oppression and sexism. It is, therefore, a study that seeks to highlight the relevance of Alcott’s work through Gerwig’s adaptation, joining, from metafiction, writer/character/director, as if they were all at the same time, place, and space.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Giovana Lasalvia Teles.pdf1,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons