Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50198

Compartilhe esta página

Título: Utilização de Drones e Análise Comparativa de Métodos de Aquisição: Fotogrametria e Laser Scanner - Estudo de Caso Oficina Francisco Brennand
Autor(es): OLIVEIRA, Paulo Henrique Lima de
Palavras-chave: LIDAR; Aerofotogrametria; Modelo Digital do Terreno; VANT
Data do documento: 28-Out-2022
Citação: OLIVEIRA, Paulo Henrique Lima de. Utilização de Drones e Análise Comparativa de Métodos de Aquisição: Fotogrametria e Laser Scanner - Estudo de Caso Oficina Francisco Brennand. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Cartográfica e de Agrimensura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Com o avanço da tecnologia na área das geotecnologias e ciências cartográficas, as formas de aquisição de dados tornaram-se democráticas e acessíveis, o que facilitou a disseminação de tecnologias, antes de alto valor e de acesso mais restrito. O desenvolvimento tecnológico, possibilitou a portabilidade e a automação dos veículos aéreos não tripulados (VANT), popularmente chamados de drones, em tamanho e piso micro, com funcionalidade remota e autônoma e payloads que tornaram a aquisição de dados mais rápida, mantendo a precisão e acurácia necessária para os produtos desejados. Um dos métodos de aquisição de dados que alavancou nos últimos tempos, é a fotogrametria, com uso de soluções Structure from Motion em softwares fotogramétricos, possibilitou a aquisição de imagens com drones de baixo custo, acopladas com sensores digitais, possibilitaram soluções cartográficas com desenvolvimento de visão computacional e eficiência métrica para técnicas de reconstrução geométrica digitais a partir da perspectiva das imagens coletadas. Outro equipamento que tem se aliado na celeridade de aquisição de dados e muitas vezes elevando a capacidade de precisão e acurácia dos produtos cartográficos é o sistema LIDAR, que consiste em um sensor que emite pulsos eletromagnéticos para se obter distâncias e modelagens 3D de objetos, edificações ou superfícies. Um destes modelos são os Modelos Digitais de Elevação, que consiste em uma reconstrução do comportamento e características de uma determinada área que se deseja estudar, dividido entre Modelo Digital do Terreno (MDT) e Modelo Digital de Superfícies (MDS). Esses modelos digitais têm características e definições diferentes, são na maioria das vezes utilizados como dados de entrada em Sistema de Informação Geográficos (SIG), com ampla gama de aplicações em diversas áreas, especialmente de engenharia e ciências ambientais. O presente trabalho comparou duas metodologias de aquisição de dados: aerofotogrametria e LASER scanner para gerar um modelo digital do terreno, apoiado com pontos GNSS, aplicando técnicas de geoprocessamento. Os resultados oriundos das duas metodologias foram comparados e analisados com os padrões de exatidão cartográfica para contestar sua eficiência referente a qualidade posicional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50198
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Paulo Henrique Lima de Oliveira.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons