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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50021
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALENCAR, Marcelo Hazin | - |
dc.contributor.author | SILVA, David José Oliveira da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-10T12:57:43Z | - |
dc.date.available | 2023-05-10T12:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, David José Oliveira da. Contribuições da avaliação de risco na análise de impacto regulatório (AIR) e aplicação da metodologia Bowtie na avaliação de riscos operacionais do transporte público de passageiros. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50021 | - |
dc.description.abstract | A regulação é uma forma contemporânea de ação do Estado e refere-se, em sentido geral, ao conjunto de instrumentos jurídico-normativos (leis, decretos, regulamentos e outras normas) de que dispõe o governo para estabelecer obrigações que devem ser cumpridas pelo setor privado, pelos cidadãos e pelo próprio governo. A questão regulatória no Brasil, a dificuldade na tomada de decisões de cunho político visando a intervenções de políticas públicas, a informação segura e confiável para o gestor público, demonstram-se ainda mais delicadas no âmbito dos transportes públicos de passageiros. Neste contexto, a engenharia da confiabilidade e risco pode contribuir de maneira relevante para a melhoria regulatória. Esta pesquisa propõe estrutura para a avaliação de riscos no ambiente regulatório e a aplicação da metodologia Bowtie para a avaliação dos riscos operacionais do transporte público de passageiros no contexto da pandemia. A primeira, é aplicada na fase de planejamento das ações e intervenções regulatórias desenvolvidas na Análise de Impacto Regulatório (AIR), introduzindo de maneira estruturada a análise de riscos no contexto dos riscos internos ou institucionais. A segunda, ganha ainda mais relevância devido ao contexto da pandemia, pois apresenta uma aplicação prática da metodologia Bowtie na análise dos riscos envolvidos nas operações do transporte público de passageiros. Com base nas proposições acima, observa-se uma melhor compreensão dos riscos e consequências associados à atividade regulatória e maior assertividade dos tomadores de decisão para equilíbrio do ecossistema regulatório (poder concedente, empresas e usuários). De forma específica, a expectativa é de que o estudo contribua para uma maior resiliência das operações de transporte público de passageiros frente a eventos de grande magnitude/catastróficos decorrentes de uma crise sanitária vivenciada durante a pandemia da COVID-19 (2020-2023). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.subject | Agências reguladoras | pt_BR |
dc.subject | Análise de impacto regulatório | pt_BR |
dc.subject | Metodologia Bowtie | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de riscos | pt_BR |
dc.subject | Transporte público de passageiros | pt_BR |
dc.title | Contribuições da avaliação de risco na análise de impacto regulatório (AIR) e aplicação da metodologia Bowtie na avaliação de riscos operacionais do transporte público de passageiros | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9497182398284646 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9425949567040716 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Regulation is a contemporary form of State action and refers, in a general sense, to the set of legal-normative instruments (laws, decrees, regulations and other norms) available to the government to establish obligations that must be fulfilled by the private sector, by citizens and by the government itself. The regulatory issue in Brazil, the difficulty in making political decisions aimed at public policy interventions, safe and reliable information for the public manager, proves to be even more delicate in the context of public passenger transport. In this context, reliability and risk engineering can significantly contribute to regulatory improvement. This research proposes a framework for risk assessment in the regulatory environment and the application of the Bowtie methodology to assess the operational risks of public passenger transport in the context of the pandemic. The first, applied in the planning phase of regulatory actions and interventions developed in the Regulatory Impact Analysis (RIA), introducing in a structured way the risk analysis in the context of internal or institutional risks. The second gains even more relevance due to the context of the pandemic as it presents a practical application of the Bowtie methodology in the analysis of the risks involved in public passenger transport operations. Based on the propositions above, there is a better understanding of the risks and consequences associated with regulatory activity and greater assertiveness of decision makers to balance the regulatory ecosystem (granting authority, companies and users). Specifically, the expectation is that the study will contribute to greater resilience of public passenger transport operations in the face of large-scale/catastrophic events resulting from a health crisis experienced during the COVID-19 pandemic (2020-2023). | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO David José Oliveira da Silva.pdf | 4,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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