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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49948

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFRANÇA, Eduardo Melo-
dc.contributor.authorFELIZARDO, Wagner Silva-
dc.date.accessioned2023-05-08T13:00:50Z-
dc.date.available2023-05-08T13:00:50Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2023-03-28-
dc.identifier.citationFELIZARDO, Wagner Silva. Gabriela, livro e novela: um estudo comparativo transmídia da construção da sexualidade da personagem Gabriela no romance “Gabriela, Cravo e Canela” (1958) e sua tradução para telenovela “Gabriela” (2012). 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49948-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo fazer um estudo comparativo entre as duas construções da sensualidade da personagem Gabriela, no romance “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), de Jorge Amado, e na telenovela “Gabriela” (2012), da TV Globo. Para isso, problematizaremos aspectos de produção e recepção das duas obras, como as aproximações e limites entre elas. A conclusão a que chegamos foi a de que, na telenovela, a construção da sensualidade da personagem se distanciou da noção de ruptura empregada pelo romance. Baseamo-nos, sobretudo, em Bueno (2006), para tratar do regionalismo, em Clüver (2006), Stam (2006) e Johnson (1982), para tratar das questões de intersemiose e tradução multimídia, e, por fim, em Lopes (2003;2009) para tratar das questões referentes à telenovela.pt_BR
dc.format.extent31p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectromancept_BR
dc.subjecttelenovelapt_BR
dc.subjectintersemiosept_BR
dc.titleGabriela, livro e novela: um estudo comparativo transmídia da construção da sexualidade da personagem Gabriela no romance “Gabriela, Cravo e Canela” (1958) e sua tradução para telenovela “Gabriela” (2012)pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5142840545045995pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1212143542139385pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to make a comparative study between the two constructions of the sensuality of the character Gabriela, in the novel “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), by Jorge Amado, and in the telenovela “Gabriela” (2012), by TV Globo. For this, we will discuss aspects of production and reception of the two works, such as the approximations and limits between them. The conclusion we reached was that, in the telenovela, the construction of the character's sensuality distanced itself from the notion of rupture employed by the novel. We rely, above all, on Bueno (2006), to deal with regionalism, on Clüver (2006), Stam (2006) and Johnson (1982), to deal with issues of intersemiosis and multimedia translation, and, finally, on Lopes (2003;2009) to address issues related to the telenovela.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-0915-1465pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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