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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4985
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SICSU, Abraham Benzaquen | pt_BR |
dc.contributor.author | CAJUEIRO, Joyce Lene Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:35:17Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:35:17Z | |
dc.date.issued | 2008-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Lene Gomes Cajueiro, Joyce; Benzaquen Sicsu, Abraham. Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4985 | |
dc.description.abstract | A importância do conhecimento no novo cenário econômico se dá pelo fato de ser um recurso considerado como um dos maiores valores intangíveis para as organizações, o que gera a necessidade da Gestão do Conhecimento ser utilizada como abordagem estratégica, tornando-se condição imperativa para obtenção de vantagem competitiva. Para serem competitivas, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem se tornar mais flexíveis, atualizadas, com habilidade de tratar o conhecimento como competência essencial para realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, gerar, ciência e tecnologia para a sociedade. Neste contexto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um modelo de Gestão do Conhecimento aplicado às Instituições de Ensino Superior. Na bibliografia, poucos são os modelos encontrados com essa finalidade e na prática não foram detectadas instituições, em Pernambuco, com essa preocupação. A pesquisa bibliográfica realizada fez um levantamento sobre conceitos, modelos, instrumentos e princípios referentes à Gestão do Conhecimento, e também sobre os assuntos relacionados ao tema tais como as turbulências do ambiente externo, as mudanças organizacionais necessárias para adaptação ao mercado, a inovação nos variados aspectos, conceitos, classificações e valor do conhecimento para sociedade atual, a aprendizagem e criação de competências e estratégia como fatores imprescindíveis para aumentar a competitividade. A pesquisa de campo foi feita em Instituições de Ensino Superior, em Recife, com diretores, funcionários, professores e alunos com o objetivo de comprovar a necessidade do modelo proposto. O modelo de Gestão de Conhecimento para IES proposto na tese é baseado no modelo da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) e no Modelo de Gestão de Conhecimento de Beckman e Liebowitz (1998). Dada a inexistência de modelos similares, em uso no Estado, pode vir a contribuir na estruturação das IES, em um novo patamar de organização | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Modelo de Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Instituições de Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia de Produção |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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arquivo3735_1.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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