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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSICSU, Abraham Benzaquenpt_BR
dc.contributor.authorCAJUEIRO, Joyce Lene Gomespt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:35:17Z
dc.date.available2014-06-12T17:35:17Z
dc.date.issued2008-01-31pt_BR
dc.identifier.citationLene Gomes Cajueiro, Joyce; Benzaquen Sicsu, Abraham. Modelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superior. 2008. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4985
dc.description.abstractA importância do conhecimento no novo cenário econômico se dá pelo fato de ser um recurso considerado como um dos maiores valores intangíveis para as organizações, o que gera a necessidade da Gestão do Conhecimento ser utilizada como abordagem estratégica, tornando-se condição imperativa para obtenção de vantagem competitiva. Para serem competitivas, as Instituições de Ensino Superior (IES) devem se tornar mais flexíveis, atualizadas, com habilidade de tratar o conhecimento como competência essencial para realizar suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, gerar, ciência e tecnologia para a sociedade. Neste contexto, o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de criar um modelo de Gestão do Conhecimento aplicado às Instituições de Ensino Superior. Na bibliografia, poucos são os modelos encontrados com essa finalidade e na prática não foram detectadas instituições, em Pernambuco, com essa preocupação. A pesquisa bibliográfica realizada fez um levantamento sobre conceitos, modelos, instrumentos e princípios referentes à Gestão do Conhecimento, e também sobre os assuntos relacionados ao tema tais como as turbulências do ambiente externo, as mudanças organizacionais necessárias para adaptação ao mercado, a inovação nos variados aspectos, conceitos, classificações e valor do conhecimento para sociedade atual, a aprendizagem e criação de competências e estratégia como fatores imprescindíveis para aumentar a competitividade. A pesquisa de campo foi feita em Instituições de Ensino Superior, em Recife, com diretores, funcionários, professores e alunos com o objetivo de comprovar a necessidade do modelo proposto. O modelo de Gestão de Conhecimento para IES proposto na tese é baseado no modelo da criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997) e no Modelo de Gestão de Conhecimento de Beckman e Liebowitz (1998). Dada a inexistência de modelos similares, em uso no Estado, pode vir a contribuir na estruturação das IES, em um novo patamar de organizaçãopt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectModelo de Gestão do Conhecimentopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.titleModelo de gestão do conhecimento para instituições de ensino superiorpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

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