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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFERNANDES, Nelson da Cruz Monteiro-
dc.contributor.authorSILVA, Wilma Lucineide da-
dc.date.accessioned2023-04-28T13:48:35Z-
dc.date.available2023-04-28T13:48:35Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, Wilma Lucineide da. Gestão da inovação na perspectiva da Teoria Social Cognitiva: uma análise do comportamento dos gestores de micro e pequenas empresas. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49807-
dc.description.abstractO objetivo do trabalho é compreender o comportamento dos gestores das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) para o desenvolvimento da inovação no Arranjo Produtivo Local (APL) do Agreste de Pernambuco. O presente estudo segue a proposta da Teoria Social Cognitiva (TSC) de Bandura (1986), que propõe que o comportamento dos indivíduos é influenciado pela relação entre os fatores pessoais, ambientais e comportamentais. A pesquisa é qualitativa, caracterizando-se como descritiva e, para tal, foi aplicado estudo de caso único incorporado, e os seus dados foram coletados por intermédio de entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas por meio da análise de conteúdo. Também foram utilizadas fotografias como técnica complementar de validação dos dados obtidos nas entrevistas, apenas com o papel de contextualizar momentos históricos da vida dos gestores ou aspectos do seu comportamento. Os resultados demonstraram que os três fatores descritos por Bandura se relacionam entre si, sendo que os fatores pessoais e comportamentais se sobressaíram em relação aos fatores ambientais. Assim, a gestão da inovação das MPEs depende principalmente desses dois fatores para acontecer. Portanto, os gestores entrevistados conseguem se utilizar de suas características pessoais que lhes beneficiam para inovar e reagem com um comportamento inovador diante das situações. Dessa forma, conseguem aproveitar as oportunidades que o APL de Confecções do Agreste de Pernambuco lhes proporcionam e superar as barreiras que são impostas, assim como em outros atributos do ambiente interno, como os seus estados afetivos para adotar um autocontrole que reduza os impactos negativos em sua criatividade. Como principais contribuições teóricas, o trabalho consegue avançar nos estudos de inovação nas MPEs, principalmente envolvendo o comportamento dos seus gestores e em suas contribuições práticas, o que pode ajudar os agentes públicos e privados envolvidos em ações de apoio aos pequenos negócios.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento organizacional – Pernambucopt_BR
dc.subjectMicroempresas – Administraçãopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas – Administraçãopt_BR
dc.subjectTeoria social cognitivapt_BR
dc.subjectComportamento organizacional – Pernambucopt_BR
dc.subjectAvaliação do comportamento – Pernambucopt_BR
dc.titleGestão da inovação na perspectiva da Teoria Social Cognitiva : uma análise do comportamento dos gestores de micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4737041350012539pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9021255927956657pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this work is to understand the behavior of managers of Micro and Small Companies (MSEs) for the development of innovation in the Local Productive Arrangement (APL) of the Agreste of Pernambuco. The present study follows the proposal of Bandura's Social Cognitive Theory (SCT) (1986), which proposes that the behavior of individuals is influenced by the relationship between personal, environmental and behavioral factors. The research is qualitative, characterizing itself as descriptive and, for that, a single incorporated case study was applied, and its data were collected through semi-structured interviews, which were analyzed through content analysis. Photographs were also used as a complementary technique for validating the data obtained in the interviews, only with the role of contextualizing historical moments in the lives of managers or aspects of their behavior. The results showed that the three factors described by Bandura are related to each other, with personal and behavioral factors standing out in relation to environmental factors. Thus, the management of innovation by MSEs depends mainly on these two factors to happen. Therefore, the interviewed managers are able to use their personal characteristics that benefit them to innovate and react with an innovative behavior in the face of situations. In this way, they manage to take advantage of the opportunities that the APL de Confecções do Agreste de Pernambuco provide them and overcome the barriers that are imposed, as well as in other attributes of the internal environment, such as their affective states to adopt a self-control that reduces the negative impacts on your creativity. As main theoretical contributions, the work manages to advance in studies of innovation in MSEs, mainly involving the behavior of their managers and their practical contributions, which can help public and private agents involved in actions to support small businesses.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

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