Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49757

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marconi de Freitas-
dc.contributor.authorLIMA, Lucimário Ferraz Soares de-
dc.date.accessioned2023-04-25T13:08:49Z-
dc.date.available2023-04-25T13:08:49Z-
dc.date.issued2022-02-24-
dc.identifier.citationLIMA, Lucimário Ferraz Soares de. Consumo baseado na filosofia do Movimento Slow Food: um estudo da orientação cultural pessoal à luz da teoria do comportamento planejado. 2022. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49757-
dc.descriptionCOSTA, Marconi de Freitas, também é conhecido em citações bibliográficas por: COSTA, Marconi Freitas da.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo buscou analisar como a orientação cultural pessoal de interdependência e a teoria do comportamento planejado influenciam o consumo baseado na filosofia do Movimento Slow Food. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, utilizando- se uma amostragem do tipo não-probabilística. A coleta de dados deu-se por meio de uma survey online, distribuída pela técnica snowball. A amostra foi composta por 410 respondentes, e utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais para análise dos dados. Os resultados obtidos indicam que a decisão, ou a propensão do consumidor em consumir alimentos com base na filosofia do Movimento Slow Food é influenciada positivamente pela orientação cultural pessoal, pelas normas subjetivas, e pelo controle comportamental percebido. Além disso, destaca-se o papel da orientação cultural pessoal tanto nas atitudes dos consumidores, quanto nas normas subjetivas, obtendo uma associação positiva. Destaca-se ainda a influência da orientação cultural pessoal no controle comportamental percebido, apresentando uma associação negativa. Outrossim, esse estudo elucida contribuições teóricas e práticas. Em termos de implicações teóricas, este estudo estende a teoria do comportamento planejado para o consumo slow food, incorporando a orientação cultural pessoal de interdependência, para investigar os antecedentes culturais do consumo, tratando-se de uma relação inédita. Tal estudo parece ser importante para ampliar o conhecimento atual sobre o comportamento de consumo slow food em um dos maiores mercados emergentes como o Brasil. Quanto às implicações práticas, o estudo contribui ao revelar que o grau de orientação cultural pessoal de interdependência dada a sua intensidade influencia no consumo, ou seja, se quiser aumentar o consumo do indivíduo, deve-se trabalhar a comunicação voltada para as orientações culturais pessoais de interpendência. Desse modo, os profissionais de marketing devem observar os aspectos alusivos à orientação cultural do indivíduo, em relação ao conteúdo do anúncio, explorando elementos pessoais dele em vista o ambiente coletivo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMovimento Slow Foodpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor - Atitudespt_BR
dc.titleConsumo baseado na filosofia do Movimento Slow Food : um estudo da orientação cultural pessoal à luz da teoria do comportamento planejadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5297225813274373pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7359522003689133pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe present study sought to analyze how the personal cultural orientation of interdependence and the theory of planned behavior influence consumption based on the philosophy of the Slow Food Movement. Therefore, a descriptive quantitative research was carried out, using a non- probabilistic sampling. Data collection took place through an online survey, distributed by the snowball technique. The sample consisted of 410 respondents, and Structural Equation Modeling was used for data analysis. The results obtained indicate that the consumer's decision or propensity to consume food based on the Slow Food Movement philosophy is positively influenced by personal cultural orientation, subjective norms, and perceived behavioral control. In addition, the role of personal cultural orientation is highlighted both in consumer attitudes and in subjective norms, obtaining a positive association. The influence of personal cultural orientation on perceived behavioral control is also highlighted, presenting a negative association. Furthermore, this study elucidates theoretical and practical contributions. In terms of theoretical implications, this study extends the theory of behavior planned for slow food consumption, incorporating the personal cultural orientation of interdependence, to investigate the cultural antecedents of consumption, which is an unprecedented relationship. Such a study seems to be important to expand the current knowledge about slow food consumption behavior in one of the largest emerging markets such as Brazil. As for the practical implications, the study contributes by revealing that the degree of personal cultural orientation of interdependence, given its intensity, influences consumption, that is, if you want to increase the individual's consumption, you must work on communication focused on personal cultural orientations. of interdependence. In this way, marketers must observe the aspects alluding to the cultural orientation of the individual, in relation to the content of the ad, exploring personal elements of it in view of the collective environment.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Lucimário Ferraz Soares de Lima.pdf1,17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons