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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49742
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Daniel de Filgueiras | - |
dc.contributor.author | AMANCIO, Eliza Thais Neves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T16:09:43Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T16:09:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-01 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-17 | - |
dc.identifier.citation | AMANCIO, Eliza Thais Neves. Uso do algoritmo q-learning para construção de coreografia de pole sport. 56f. 2023. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica,Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49742 | - |
dc.description.abstract | A aprendizagem por reforço é um ramo da inteligência artificial que visa solucionar problemas do tipo ‘aprender o que fazer em cada situação’ a partir de uma base de dados composta por estados, ações e recompensas. Para compreendermos suas características, utilizamos principalmente os trabalhos de Sutton e Barto (2014-2015) e Lapan (2020). Como na maioria das vezes a aprendizagem por reforço é utilizada para sair do ponto A e chegar no ponto B obtendo as melhores recompensas, percebemos que ela poderia ser útil para facilitar a criação de sequências de movimentos para campeonatos esportivos uma vez que esses campeonatos também se baseiam em recompensas. Para validar a nossa hipótese, escolhemos as regras do campeonato mundial de pole sport (IPSF, 2018) para testar o algoritmo Q-Learning e verificar se ele poderia gerar coreografias de diferentes níveis de dificuldade. Em nossos testes, encontramos um modelo de algoritmo que nos permite explorar diversas novas sequências ao selecionar ora os movimentos mais simples, ora os mais difíceis, de forma parametrizada, a partir da proposição de Amunategui (2017). Assim percebemos que tal estrutura pode servir não só para o pole sport, mas para outros esportes que planejam sequências de movimentos coreografados e recebem pontuação por cada um dos movimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 56p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Q-Learning | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem por reforço | pt_BR |
dc.subject | Otimização | pt_BR |
dc.subject | Pole Sport | pt_BR |
dc.title | Uso do algoritmo q-learning para construção de coreografia de pole sport | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2587474864488423 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0658739520866452 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Reinforcement learning is a branch of artificial intelligence that aims to solve problems such as ‘learning what to do in each situation’ from a database composed of states, actions and rewards. To understand its characteristics, we mainly used the works of Sutton and Barto (2014-2015) and Lapan (2020). As most of the time reinforcement learning is used to leave point A and arrive at point B obtaining the best rewards, we realized that it could be useful to facilitate the creation of sequences of movements for sports championships since these championships are also based on rewards. To validate our hypothesis, we chose the rules of the pole sport world championship (IPSF, 2018) to test the Q-Learning algorithm and verify if it could generate choreographies of different levels of difficulty. In our tests, we found an algorithm model that allows us to explore several new sequences by selecting sometimes the simplest movements, sometimes the most difficult ones, in a parameterized way, from the proposition of Amunategui (2017). Thus, it seems that such a structure can serve not only for pole sport, but for other sports that plan sequences of choreographed movements and receive points for each of the movements. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DES) - Departamento de Eletrônica e Sistemas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Eletrônica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Eletrônica e Sistemas |
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