Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49738
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Augusto César Lima | - |
dc.contributor.author | CORACIARA, Rawhadson Felipe Machado | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-24T14:42:25Z | - |
dc.date.available | 2023-04-24T14:42:25Z | - |
dc.date.issued | 2016-09-16 | - |
dc.date.submitted | 2023-04-20 | - |
dc.identifier.citation | CORACIARA, Rawhadson Felipe Machado. Visões deformadas da ciência sobre relatividade restrita em manuais didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49738 | - |
dc.description.abstract | É comum encontrarmos na literatura referências que remetem o ensino das Ciências à mera transmissão propedêutica de conhecimentos, ou seja, a um contexto reducionista em que são ignorados tanto os aspectos epistemológicos quanto as relações entre a ciência e a tecnologia. Este fato tem conduzido estudantes e/ou futuros docentes a edificarem concepções sobre as Ciências que não correspondem à real natureza do trabalho científico; tais modelos, além de equivocados, vêm a tornar-se obstáculos para as relações de ensino e aprendizagem das mesmas, sendo reforçados por manuais didáticos que servem de base, por exemplo, para o ensino de disciplinas de Física básica. Nesse trabalho pretendemos identificar alguns dos possíveis equívocos para a compreensão das Ciências a partir da análise de quatro livros de Física Geral IV do ensino superior. Para tanto, foram apreciados alguns de seus capítulos por intermédio de categorias criadas a partir do tipo de „visões deformadas‟ que os livros apresentam. Através desse estudo constatamos que todos os livros apresentam visões deformadas da ciência e da tecnologia, sejam elas por ação ou por omissão. | pt_BR |
dc.format.extent | 34p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Física - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Relatividade (Física) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Visões deformadas da ciência sobre relatividade restrita em manuais didáticos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3689773322103729 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is common to find in the literature references that refer the teaching of science to the mere propaedeutic transmission of knowledge, that is, to a reductionist context in which both the epistemological aspects and the relations between science and technology are ignored. This fact has led students and / or future teachers to construct conceptions about Sciences that do not correspond to the real nature of scientific work; These models, in addition to being mistaken, become obstacles to their teaching and learning relationships, being reinforced by didactic manuals that serve as a basis, for example, for the teaching of Basic Physics subjects. In this work we intend to identify some of the possible misunderstandings for the understanding of Sciences from the analysis of four books of General Physics IV of higher education. For that, some of its chapters were appreciated through categories created from the type of 'deformed visions' that the books present. Through this study we find that all books present deformed visions of science and technology, whether by action or omission. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CORACIARA, Rawhadson Felipe Machado.pdf | 767,52 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons