Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49737

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Rodrigo José Pires-
dc.contributor.authorMACÊDO, Mariana Campos Marinho de-
dc.date.accessioned2023-04-24T14:38:28Z-
dc.date.available2023-04-24T14:38:28Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationMACÊDO, Mariana Campos Marinho de. Metodologia de apoio a decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49737-
dc.description.abstractA inovação é um dos fatores determinantes no sucesso das empresas a longo prazo. A gestão de produtos de inovação é complexa frente as incertezas do processo e a influência do mercado consumidor. O presente trabalho realiza uma revisão na literatura das metodologias de gestão de projetos de produtos e suas tendências. Nessa revisão foi identificado que a fase estratégica da escolha de produtos tem alto impacto nos resultados dos projetos. O processo de seleção de portfólio de projetos para novos produtos é muito importante na para o sucesso das empresas. As constantes mudanças no mercado, a concorrência entre as empresas e a necessidade de agilidade nos produtos de melhor qualidade com menores custos, exigem das empresas maior eficiência no processo de selecionar projetos com maiores retornos. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um método que auxilie as empresas na tomada de decisão para selecionar projetos de produtos inovadores. A metodologia desenvolvida e aplicada neste trabalho é de natureza exploratória e auxilia o processo de escolha do portfólio ideal de desenvolvimento de novos produtos através de métodos de desenvolvimento de novos produtos e de apoio multicritério a decisão. O procedimento de escolha seguiu o método proposto por Almeida et al. (2015). Este processo contemplou o procedimento de avaliação das alternativas utilizando o método PROMETHEE C com o conceito c-ótimo, um scorecard e visões gráficas dos resultados encontrados. Em um estudo de caso real numa indústria calçadista, 14 dentre 22 projetos foram indicados para compor o portfolio mais adequado as preferências do decisor avaliado. Dentre as principais contribuições da pesquisa pode-se destacar que a metodologia proposta pode agilizar significativamente o tempo e melhorar a qualidade do processo de decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústria. Pode-se evidenciar que a pesquisa traz uma contribuição efetiva na escolha projeto de novos produtos e tem impactos sociais, econômicos e ambientais relevantes. Dentre os impactos sociais, pode-se citar o potencial da metodologia proposta ser aplicada em diferentes indústrias. Em termos dos impactos econômicos e ambientais, portfólios selecionados e lançados no mercado geram uma maior rentabilidade e um menor impacto ambiental com a redução no número de produtos lançados e com um maior ciclo de vida, uma vez que serão produtos mais vencedores conforme critérios de análise mercadológica. Estes fatores desempenham um papel fundamental no processo decisório em questão.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectPortfólio de projetospt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de novos produtospt_BR
dc.subjectApoio multicritério a decisãopt_BR
dc.subjectPROMETHEE c-ótimopt_BR
dc.titleMetodologia de apoio a decisão em projetos de inovação e desenvolvimento de produtos na indústriapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2305316616600227pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8895667604896314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxInnovation is na importante factor for companies long-term sucess. The management of product innovation is complex due to process uncertainties and the consumer behaviour influences. The present work reviewed the product project methodologies and trends. In this review, it was identified that the strategic phase of choosing products has a high impact on project results. The project portfolio selection process for new products is important for the companies success. The market changes, the competition between companies and the need for agility in the best quality products with lower costs, require companies to be more efficient in the process of selecting projects with higher returns. The center of this work is to develop a method that helps companies in the decision making process to select innovative product designs. The methodology developed and applied has an exploratory nature and support the process of choosing the ideal portfolio for developing new products through new product development and multicriteria decision making methods. The projects selection procedure followed Almeida et al. (2015) methodology. This process included the steps of evaluating alternatives using the PROMETHEE C method using the c-optimal concept, a scorecard and graphical views of the results found. A study case in a footwear industry propose 14 out of 22 projects in the portfolio of projects that best fits the decision maker preferences. Among the main contributions of the research, the proposed methodology can speed up time and improve the quality of the decision-making process in industrial innovation projects and product development. Furthermore, the research support the selection of new product projects with relevant social, economic and environmental impacts. A potential of the social impact is the proposed methodology be applied in several industries. In terms of economic and environmental impacts, selected portfolios launched on the market generate high profit and a lower environmental impact with a reduction in the number of products launched and longer life cycle, once the selected projetes are winning products according to the marketing criterias analisys. These factors play a key role in this decision-making process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Engenharia da Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariana Campos Marinho de Macêdo.pdf981,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons