Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49594

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROHR, Ferdinand-
dc.contributor.authorLIRA, Ana Gregória de-
dc.date.accessioned2023-04-05T12:11:39Z-
dc.date.available2023-04-05T12:11:39Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.identifier.citationLIRA, Ana Gregória de. O ressoar da fé no processo de formação humana: desvelamentos sobre o caminho de aquisição e de afirmação de uma fé própria em Martin Buber. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49594-
dc.description.abstractO contexto no qual se desenvolveu a presente pesquisa foi marcado por várias questões que dizem respeito à prática cotidiana e atual dos educadores: como não sucumbir diante da caótica realidade educacional? Em que sentido a ação educativa tem contribuído com a formação humana dos educandos? O que possibilita aos educadores acreditarem nas potencialidades dos seus educandos? Em um primeiro entendimento, talvez fosse a fé o elemento a possibilitar a persistência em favor da formação humana de seus educandos. À época, entendia-se a fé como uma fagulha de luz que ilumina uma ação humana vívida, ou seja, um possível elo entre nossos valores propriamente humanos e nossas ações. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa buscou indicar um tipo de fé que fomente o processo singular e único de conquista do sentido da vida de cada Ser humano e que possibilite ao pensamento pedagógico uma abordagem do desenvolvimento integral do educando, buscando compreender as formas de aquisição e de afirmação dessa fé ao longo do percurso existencial. Para tanto, a base metodológica foi elaborada a partir de quatro perspectivas: a hermenêutica, a fenomenologia, a teoria da multidimensionalidade de Ferdinand Röhr e a essência relacional que marca a filosofia de Martin Buber. Assim, chegou-se à elaboração da lente metodológica hermenêutica- fenomenológica-multidimensional-relacional. Aliada a essa lente, foi feita a escolha de Buber como principal teórico a iluminar o caminho de pesquisa. Através do estudo de algumas obras e da biografia desse filósofo, desvelou-se um tipo de fé própria a habitar o íntimo de cada homem e que o conecta com o seu Ser mais profundo. Na busca por desvelar a fé própria de Buber, resgataram-se quatorze momentos, ou fotografias, de sua vida, relacionando-as às suas obras. Derivou desse movimento a percepção de que a fé própria de Buber foi sendo desvelada a partir de relações autênticas que ele estabeleceu com algumas pessoas, as quais podem ser consideradas como educadoras, visto que elas fortaleceram as forças atualizadoras/formativas de Buber e, consequentemente, contribuíram para o desenvolvimento de sua integralidade. Através da atitude educadora dessas pessoas, cada qual com sua forma singular, Buber acabou por ter os seus próprios valores humanos suscitados e, consequentemente, passou a adquirir uma fé própria. Isso não se deu através de um processo persuasivo ou impositivo. Então, se a presença de pessoas educadoras na vida de Buber foi de suma relevância para sua formação humana e para a aquisição de sua fé própria, depreende-se que a afirmação dessa fé, ao longo da vida de Buber, e a consequente abertura dele para o estabelecimento de relações autênticas, também possibilitaram a outras pessoas seguirem o caminho de aquisição de uma fé própria e de seus desenvolvimentos humanos. Assim, as reflexões suscitadas indicam que a fé própria precisa ser conquistada por cada homem de forma singular. Dentro desses horizontes, chegou- se ao desvelamento de que os processos de formação humana e de aquisição de uma fé própria fazem parte de um mesmo movimento e que o educador carrega consigo uma grande responsabilidade dentro desse processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFé própriapt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectMartin Buberpt_BR
dc.titleO ressoar da fé no processo de formação humana : desvelamentos sobre o caminho de aquisição e de afirmação de uma fé própria em Martin Buberpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Ezir George-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9465925207446641pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2837911572115095pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe context of this research is marked by several questions that concern the daily and current practice of educators: how not to succumb to the chaotic educational reality? In what sense has educational action contributed to the human formation of students? What makes it possible for educators to believe in the potential of their students? In a first understanding, perhaps faith was the element that made it possible to persist in favour of the human formation of its students. At the time, faith was understood as a spark of light that illuminates a vivid human action, that is, a possible link between our properly human values and our actions. In this sense, this research sought to indicate a type of faith that promotes the singular and unique process of conquest of the meaning of life of each human being and that allows pedagogical thinking to approach the integral development of the student, seeking the forms of acquisition and affirmation of that faith along the existential path. Therefore, the methodological basis was elaborated from four perspectives: hermeneutics, phenomenology, Ferdinand Röhr's theory of multidimensionality and the relational essence that marks Martin Buber's philosophy. Thus, we arrived at the hermeneutic-phenomenological-multidimensional-relational methodological lens. Allied to this lens, Buber was chosen as the main theorist to illuminate the research path. Through the study of some works and the biography of this philosopher, a type of faith was revealed to inhabit the depths of each man and that connects him with his deepest Being. In the quest to reveal Buber's own faith, fourteen moments, or photographs, of his life were rescued, relating them to his works. Derived from this movement the perception that Buber's own faith was being unveiled from authentic relationships he established with some people, who can be considered as educators, since they strengthened Buber's updating/formative forces and, consequently, contributed to the development of its integrity. Through the educative attitude of these people, each with their own unique form, Buber ended up having his own human values raised and, consequently, began to acquire a faith of his own. This did not take place through a persuasive or imposing process. So, if the presence of educators in Buber's life was of paramount importance for his human formation and for the acquisition of his own faith, it follows that the affirmation of this faith, throughout Buber's life, and his consequent opening for the establishment of authentic relationships, they also made it possible for other people to follow the path of acquiring their own faith and their human developments. Thus, the reflections raised indicate that one's own faith needs to be conquered by each man in a unique way. Within these horizons, it was revealed that the processes of human formation and the acquisition of one's own faith are part of the same movement and that the educator carries a great responsibility within this process.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2121731165842179pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Ana Gregória de Lira.pdf1,76 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons