Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49526

Compartilhe esta página

Título: Variações morfoanatômicas na epiderme e hipoderme (skin) de populações de Tacinga palmadora E T. inamoena (Cactaceae) ao longo de um gradiente de precipitação da Caatinga
Autor(es): VITORINO, Sabrina Melo de Sousa
Palavras-chave: Anatomia; Cactos; Opuntioideae; Plasticidade; Xerófitas
Data do documento: 2-Mar-2023
Citação: Vitorino, Sabrina Melo de Sousa. Variações morofanatômicas na epiderme e hipoderme (skin) de populações de Tacinga palmadora E T. inamoena (Cactaceae) ao longo de um gradiente de precipitação da Caatinga. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas com Ênfase em Ambientais - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.
Abstract: Cactos são comumente conhecidos como plantas altamente adaptadas à condições xéricas como ocorre na Caatinga onde se encontram muitas espécies endêmicas e com ampla distribuição biogeográfica. O Parque Nacional do Catimbau é uma área de Caatinga e consiste de um mosaico vegetacional com diferentes níveis de precipitação e antropização, são predominantes espécies do gênero Tacinga Britton & Rose, o que às tornam excelentes modelos para estudos ecológicos. O presente estudo objetivou comparar os aspectos morfométricos dos tecidos epiderme e hipoderme, que são primeiras barreiras físicas da planta e nas Cactaceae são conhecidas como ‘skin’, buscando entender como e se os cactos apresentam variações estruturais relacionadas à precipitação nesses tecidos. Para tanto, foram coletados três indivíduos adultos de populações de T. inamoena (K.Schumann) N.P.Taylor & Stuppy e T. palmadora (Britton & Rose) N.P.Taylor & Stuppy ocorrentes em diferentes áreas do Parque Nacional do Catimbau e, através de técnicas usuais em anatomia vegetal, lâminas foram confeccionadas para observação desses tecidos em corte transversal e vista frontal sob o microscópio óptico. Além disso, análises morfométricas (n=30 réplicas) foram realizadas cujos dados foram submetidos ao teste ANOVA (α = 0,05). Foi verificado que a epiderme e hipoderme de ambas as espécies apresentam similaridade com outras espécies da subfamília Opuntioideae Burnett, mas apresentam diferenças estruturais entre si, como: a epiderme plana e com estômatos ao mesmo nível das demais células da epiderme em T. inamoena e ondulada e com estômatos levemente elevados da epiderme em T. palmadora; presença de paredes retas a sinuosas em ambas espécies. A hipoderme de ambas é colenquimática com células apresentando espessamento anelar e drusas apresentaram distribuição contínua na primeira camada de células em T. inamoena e aleatória em T. palmadora. A histoquímica revelou a presença de compostos como lipídios e amido na epiderme de ambas as espécies. Tanto a espessura da epiderme e hipoderme juntas como a densidade estomática foram afetadas pela precipitação histórica do PARNA Catimbau com aumentos significativos. No mais, os dados obtidos permitem inferir que a plasticidade observada na epiderme e na hipoderme das espécies de Cactaceae constituem uma importante vantagem ecológica dessas plantas para sobrevivência em ambientes xéricos. Ademais, essa plasticidade mostra a tolerância, sobretudo, de espécies nativas e endêmicas, em cenários cada vez mais atuais de mudanças climáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49526
Aparece nas coleções:(CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Sabrina Melo de Sousa Vitorino.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons