Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49516
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FRANCO, Maria Joselma do Nascimento | - |
dc.contributor.author | SILVA, Antônio Severino da | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-28T16:21:05Z | - |
dc.date.available | 2023-03-28T16:21:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Antônio Severino da. Memórias pedagógicas da educação do campo: saberes camponeses que emergem das relações entre a escola e a narrativa de si na formação dos/as estudantes e das professoras. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49516 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem como objeto as “Memórias pedagógicas quanto aos saberes camponeses na formação dos estudantes e dos professores do campo”. Desenvolvida no Programa de Pós graduação em Educação Contemporânea (PPGEudC), na Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, na linha Docência, Ensino e Aprendizagem. Situa-se nas discussões acerca dos saberes do campo, com foco na relação memórias pedagógicas e os saberes camponeses, na formação dos sujeitos. O campo pesquisado foi uma escola campesina no Agreste pernambucano. O problema de pesquisa: Quais as memórias pedagógicas da educação do campo, e nelas os saberes camponeses, que emergem na formação de seus estudantes e dos professores? Como objetivo geral: Analisar as memórias pedagógicas da educação do campo e nelas os saberes que emergem na formação de seus estudantes e dos professores. E específicos: Identificar que saberes do campo circulam nos documentos oficiais que tratam da educação do campo; levantar as memórias pedagógicas que impulsionam a formação dos/as estudantes e dos/as professores/as no contexto camponês; e analisar a influência das memórias pedagógicas na condução da vida, a partir do paradigma da educação do campo. Fundamentamos os saberes dos povos nos territórios campesinos em Lemos (2013), as instituições escolares do campo em Freire (2006), Alencar (2016), Aroyo (2009), Hage (2005), Caldart (2002) e Lage (2013); e as memórias pedagógicas do campo em Bosi (2003), Halbwachs (2006) e Seligmann-Silva (2012). A metodologia é de abordagem qualitativa, com procedimentos de análise documental e análise de conteúdo (MORAES, 1999). Os resultados mostram que os saberes do campo nos marcos legais não garantem as experiências formativas pautadas no paradigma educação do campo a partir da classe trabalhadora. Os saberes do campo, nos documentos oficiais próprios dos estudantes, são pautados na identidade rural, na memória coletiva, na rede de ciência e tecnologia, nas relações entre escola, comunidade e nos movimentos sociais, na solidariedade e no diálogo com a sociedade. A influência das memórias pedagógicas na condução da vida, a partir do paradigma da educação do campo, mostram que a afetuosidade mobiliza sujeitos a resistirem e transformarem o território, a partir das relações entre humanos, a natureza e a cultura. As memórias pedagógicas que impulsionam a formação dos participantes no contexto camponês vão se reinventando, apropriando-se da cultura, construindo a trajetória sócio histórica, os saberes, os valores, a concepção de mundo e o conceito de educação na vida dos sujeitos. Enfim, as memórias pedagógicas da educação do campo e nelas os saberes que emergem na formação dos participantes, temos a força e a potência destas mobilizando os sujeitos, as lutas e os saberes na superação dos desafios no território, tendo a educação como resistência, construindo-se a partir do vivido, dos saberes, do trabalho e das memórias. Os “achados” explicitam a necessidade da superação da concepção da educação rural, que impossibilita os saberes chegarem ao currículo e à prática educativa, além de mobilizar os saberes/fazeres coletivos marcantes na identidade dos sujeitos e sua relação com o território. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escolas rurais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes – Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.title | Memórias pedagógicas da educação do campo : saberes camponeses que emergem das relações entre a escola e a narrativa de si na formação dos/as estudantes e das professoras | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2549215890433212 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://lattes.cnpq.br/7354094251699882 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research has as its object the “Pedagogical memories about peasant knowledge in the training of students and teachers in the countryside”. Developed in the Postgraduate Program in Contemporary Education (PPGEudC) at the Federal University of Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, in the Teaching, Teaching and Learning line. It is situated in the discussions about the knowledge of the field, focusing on the relationship: pedagogical memories and the peasant knowledge in the formation of the subjects. The field researched was a peasant school in Agreste Pernambucano. The research problem: What are the pedagogical memories of rural education and in them the peasant knowledge that emerges in the training of its students and teachers? As a general objective: To analyze the pedagogical memories of rural education and in them the knowledge that emerges in the training of its students and teachers. And specific: Identify which field knowledge circulates in official documents dealing with field education; to raise the pedagogical memories that drive the formation of students and teachers in the peasant context; and to analyze the influence of pedagogical memories in the conduct of life, from the paradigm of rural education. We base the knowledge of the people in the peasant territories in Lemos (2013), the rural school institutions in Freire (2006), Alencar (2016), Aroyo (2009), Hage (2005), Caldart (2002) and Lage (2013); and the pedagogical memories of the field in Bosi (2003), Halbwachs (2006) and Seligmann- Silva (2012). The methodology has a qualitative approach, with procedures for document analysis and content analysis (MORAES, 1999). The results show that field knowledge within legal frameworks does not guarantee formative experiences based on the rural education paradigm from the working class. Field knowledge in the students' official documents is based on rural identity, collective memory, the science and technology network, relationships between school, community and social movements, solidarity and dialogue with society. The influence of pedagogical memories in the conduct of life, based on the paradigm of rural education, shows that affection mobilizes subjects to resist and transform the territory, based on the relationships between humans, nature and culture. The pedagogical memories that drive the training of participants in the peasant context, these are reinventing themselves, appropriating the culture, building the socio-historical trajectory, knowledge, values, the conception of the world and the concept of education in the lives of the subjects. Finally, the pedagogical memories of rural education and in them the knowledge that emerges in the formation of the participants, we have the strength and power of these mobilizing the subjects, the struggles and the knowledge in overcoming the challenges in the territory, having education as resistance, building based on what has been lived, knowledge, work and memories. The findings explain the need to overcome the conception of rural education that makes it impossible for knowledge to reach the curriculum and pedagogical practice, in addition to mobilizing collective knowledge/doings that are striking in the identity of subjects and their relationship with the territory. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Antônio Severino da Silva.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons