Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49509

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ SÁNCHEZ, Darío de Jesús-
dc.contributor.authorSILVA, Luiz Felipe Verçosa da-
dc.date.accessioned2023-03-28T14:02:44Z-
dc.date.available2023-03-28T14:02:44Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationSILVA, Luiz Felipe Verçosa da. Semiose e Intersemiose em A pintura em pânico, de Jorge de Lima. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49509-
dc.description.abstractA presente dissertação visa refletir sobre os processos de significação que ocorrem em A pintura em pânico, livro de poemas visuais produzido pelo poeta e artista plástico alagoano Jorge de Lima e publicado em 1943. Com esta pesquisa, desejamos rastrear o lastro dos fenômenos semiológicos emanados na tecitura estética da obra, que em nossa perspectiva, é gerado pelas retomadas semióticas que o autor estabelece com os planos de conteúdo e expressão do surrealismo e na relação intersemiótica produzidas entre as colagens de Jorge de Lima com os versos de Murilo Mendes em seu livro, A poesia em pânico, de 1937. Além dos pontos destacados, pretendemos trazer um novo olhar sobre a concepção gráfica da obra limiana, que, em nossos resultados, se aproxima mais da técnica da colagem e da estrutura da Poesia Visual, do que ao recurso da fotomontagem. Para subsidiar e estimular as nossas discussões, teremos como base o trabalho de Pietroforte (2006, 2021), Jakobson (1970), Paulino (1995), Rodrigues (2010), Silva (2006), entre outros.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSemiose e Intersemiosept_BR
dc.subjectPoesia Visualpt_BR
dc.subjectJorge de Limapt_BR
dc.subjectA pintura em pânicopt_BR
dc.titleSemiose e Intersemiose em A pintura em pânico, de Jorge de Limapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8025549487779184pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3437117111884755pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to reflect on the processes of meaning that occur in A pintura em pânico, a book of visual poems produced by the poet and artist Jorge de Lima from Alagoas and published in 1943. With this research, we want to trace the ballast of semiological phenomena emanating from the fabric aesthetics of the work, which in our perspective, is generated by semiotic retakes that the author establishes with the plans of content and expression of surrealism and in the intersemiotics relationship produced between the collages of Jorge de Lima with the verses of Murilo Mendes in his book, A poesia em pânico, 1937. In addition to highlighted points, we intend to bring a new look at the graphic conception of the work of limiana, which, in our results, is closer to the collage technique and the structure of Visual Poetry, than to the photomontage resource. To support and encourage our discussions, we will base ourselves on the work of Pietroforte (2006, 2021), Jakobson (1970), Paulino (1995), Rodrigues (2010), Silva (2006), among others.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Estudos Literários

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Luiz Felipe Verçosa da Silva.pdf2,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons