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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49461

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Título: Intervenção educativa para conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes no preparo para o parto vaginal : ensaio clínico randomizado
Autor(es): BRITO, Rosielle Costa de
Palavras-chave: Aplicativos móveis; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Cuidado pré-natal; Gravidez na adolescência; Parto humanizado; Tecnologia educacional
Data do documento: 3-Nov-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BRITO, Rosielle Costa de. Intervenção educativa para conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes no preparo para o parto vaginal: ensaio clínico randomizado. 2022. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Percebe-se que existe uma lacuna nas atividades de educação em saúde voltadas às adolescentes acerca do preparo para o parto vaginal. Verifica-se um baixo nível de conhecimento sobre o planejamento para o parto entre as gestantes adolescentes. Os aplicativos móveis relacionados a gravidez e parto podem ser ferramentas para melhorar o letramento em saúde de gestantes adolescentes, a partir da mudança de conhecimentos, atitudes e práticas que fortaleçam a tomada de decisões voltadas à promoção da saúde. O estudo teve o objetivo de avaliar os efeitos do aplicativo Meu Pré-Natal na melhoria do conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes quanto ao preparo para o parto vaginal. Trata-se de um Ensaio Clínico Controlado e Randomizado, realizado nos ambulatórios de pré-natal de dois hospitais universitários da cidade de Recife, Pernambuco, com 42 gestantes adolescentes, sendo 21 para o grupo controle (GC) e 21 para o grupo intervenção (GI). A pesquisa foi desenvolvida com foco no vídeo sobre trabalho de parto, parto e plano de parto contido no aplicativo. A coleta de dados ocorreu em quatro etapas. Primeira: aplicação do pré-teste utilizando o inquérito Conhecimento, Atitude e Prática (CAP) no GC e GI. Segunda: intervenção educativa para as gestantes do GI, aplicação do CAP entre 30 e 60 dias após a consulta para o GI e GC. Terceira: pós-testes com o inquérito CAP entre 90 e 120 dias após a consulta pré-natal para as gestantes do GI e GC. Quarta: aplicação do inquérito CAP entre 30 e 60 dias após o parto para ambos os grupos, através de contato telefônico. A análise dos dados foi realizada nos Softwares STATA/SE 12.0. Todos os testes foram aplicados com um nível de significância de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Parecer 3.087.210) e está registrada no Registro Brasileiros de Ensaios Clínicos (REBEC: RBR - 858zn7). Após a intervenção, as gestantes do GI melhoraram o conhecimento sobre os riscos e benefícios do parto vaginal (p<0,001), existência de métodos não farmacológicos para alívio da dor (p<0,001), parto humanizado (p<0,001) e plano de parto (p<0,001). As gestantes do GI também melhoram a atitude da preferência pela via de parto vaginal (p<0,001), escolha da posição em que gostariam de parir (p=0,010), importância da construção do plano de parto (p<0,001) e benefícios do parto humanizado (p<0,001). O aplicativo móvel foi efetivo para uma prática adequada no preparo para o parto vaginal sobre a construção do plano de parto (p<0,001), via de parto (p<0,001), conformidade do parto com seu plano de parto (p<0,001) e uso de métodos não farmacológicos para alívio da dor (p<0,001)). O aplicativo resultou em melhora nos níveis de conhecimento (p= 0,021), de atitude (p<0,001), e prática (p<0,001), nas gestantes do GI quando comparadas ao GC. Conclui-se que a intervenção utilizada promoveu, de forma positiva, o aumento do nível de conhecimento, atitude e prática de gestantes adolescentes com relação ao preparo para o parto vaginal. Recomenda-se que o uso do app seja aconselhado pelos profissionais de saúde que prestam assistência pré-natal às gestantes adolescentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49461
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

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