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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49397

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, André dos Santos-
dc.contributor.authorRIBAS, Juliane Camila de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-20T16:38:42Z-
dc.date.available2023-03-20T16:38:42Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationRIBAS, Juliane Camila de Oliveira. Construção e validação de uma cartilha com jogos e brincadeiras para estimular funções cognitivas de crianças e adolescentes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49397-
dc.description.abstractOs jogos e brincadeiras de atividade física têm sido apresentados na literatura científica como ferramentas capazes de promover benefícios tanto do ponto de vista motor, quanto do ponto de vista cognitivo para crianças e adolescentes. Entretanto, apesar do conhecimento a respeito de sua importância, eficiência e eficácia, instrumentos validados por experts da neurociência e por profissionais da educação física que apresentam jogos e brincadeiras selecionados a fim de estimular as funções cognitivas de crianças e adolescentes, não são conhecidos. Assim, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar uma cartilha com jogos e brincadeiras para estimular funções cognitivas de crianças e adolescentes. Trata- se de um estudo metodológico com utilização da técnica Delphi. O processo de validação ocorreu em três etapas: 1) seleção e validação dos jogos e brincadeiras; 2) confecção da cartilha; 3) validação de conteúdo e aparência da cartilha de jogos e brincadeiras. O painel de especialistas contou com 7 experts da neurociência e 9 profissionais de Educação Física da rede básica de ensino. As avaliações foram feitas por meio do Google Forms, elaborados em escalas tipo Likert. A frequência das respostas e a concordância entre os experts a respeito da análise foram verificadas através do Índice de Validação de Conteúdo (IVC), assumindo como ponto de corte IVC ≥0,80. Para todas as análises foram utilizados os software Microsoft Excel 2019® e SPSS versão 26.0, e para elaboração das ilustrações e design da cartilha foram utilizados os softwares Photoshop CS6® e CorelDraw®. Após 2 fases de avaliações realizadas por experts da neurociência, 27 atividades foram validadas com IVC>0,80 para todos os critérios. A cartilha de jogos e brincadeiras foi elaborada e validadada em única avaliação com nível de concordância global de S-IVC=0,98 entre juízes profissionais de Educação Física e de S-IVC=0,98 entre os experts da neurociência.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos e Brinquedospt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.subjectEstudo de Validaçãopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.titleConstrução e validação de uma cartilha com jogos e brincadeiras para estimular funções cognitivas de crianças e adolescentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coDAMASCENO, Vinicius de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4399312802888977pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9846819271734920pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxGames and games of physical activity have been presented in the scientific literature as tools capable of promoting benefits both from the motor point of view and from the cognitive point of view for children and adolescents. However, despite the knowledge about its importance, efficiency and efficacy, instruments validated by neuroscience experts and physical education professionals who present selected games and games in order to stimulate the cognitive functions of children and adolescents are not known. Thus, the objective of this work was to develop and validate the content and appearance of a playbook of games and games for cognitive functions of children and adolescents. This is a methodological study using the Delphi technique. The validation process occurred in three stages: 1) selection and validation of games and games; 2) preparation of the booklet; 3) validation of content and appearance of the playbook of games and games. The panel of experts had 7 experts from neuroscience and 9 physical education professionals from the basic school system. The evaluations were made through Google Forms, prepared in Likert scales. The frequency of responses and agreement among the experts regarding the analysis were verified through the Content Validation Index (CVI), assuming as a cutoff point CVI ≥0.80. For all analyses, the Microsoft Excel 2019® and SPSS software were used version 26.0, and photoshop cs6® and coreldraw® software were used to elaborate the illustrations and design of the booklet. After 2 phases of evaluations performed by neuroscience experts, 27 activities were validated with CVI>0.80 for all criteria. The playbook of games and games was elaborated and validated in a single evaluation with a level of global agreement of S-IVC=0.98 among professional judges of Physical Education and S-CVI=0.98 among neuroscience experts.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3253053787565027pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

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